in

Linus Torvalds fala sobre inclusão do Rust no Kernel

Assunto deve ser definido durante conferência Linux Plumbers 2020, em agosto.

Linus Torvalds fala sobre inclusão do Rust no Kernel

O principal responsável pelo desenvolvimento do Kernel Linux, Linus Torvalds, falou sobre diversos assuntos nos últimos dias. E um deles diz respeito à inclusão do Rust no Kernel. É que ultimamente, os desenvolvedores do kernel parecem ansiosos para debater a possibilidade de ter o código Rust no kernel Linux.

O próprio Linus Torvalds fez algumas observações iniciais sobre o assunto antes da conferência Linux Plumbers 2020, onde o assunto será discutido detalhadamente. O evento ocorrerá de 24 a 28 de agosto de 2020, na Internet.

Em uma lista de discussão é lembrada uma fala de Greg Kroah-Hartman sobre as perspectivas do Rust para o kernel. Foi mencionado que uma das condições buscadas é que ele seria efetivamente desativado por padrão até que haja testes suficientes.

Linus Torvalds entrou na conversa com sua própria opinião sobre o assunto. Linus comentou que ele gostaria que fosse efetivamente ativado por padrão depois de garantidos testes generalizados. Ele descarta o uso de qualquer forma, sem as devidas testagens. Ele não está exigindo que o Rust seja um requisito para o kernel, mas se o compilador Rust for detectado no sistema, o Kconfig habilitará o suporte ao Rust e continuará construindo qualquer código hipotético do kernel Rust para ver se ele está corretamente construído.

Linus Torvalds fala sobre inclusão do Rust no Kernel

Linus Torvalds fala sobre inclusão do Rust no Kernel

Não, faça uma opção de configuração automática “is rust available”. Exatamente da mesma maneira que já fazemos as versões do compilador e verificamos a disponibilidade de vários sinalizadores do compilador no momento da configuração. Muito pelo contrário. Eu gostaria que o primeiro driver de Rust fosse introduzido em um formato tão simples que as falhas fossem óbvias e fáceis de detectar.

Pelo menos ele não descartou a ideia de suporte a Rust dentro do kernel. Só veremos algo em relação a isso após o LPC2020.

A Linux Plumbers Conference acontece de 24 a 28 de agosto. Por outro lado, o encontro anual dos principais desenvolvedores de kernel Linux aconteceria em Halifax, no Canadá. Porém, tiveram de abandonar os planos como resultado do coronavírus. Assim, o LPC ocorrerá on-line.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.