Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

02/07/2019 às 07:10

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Linus Torvalds prevê que hardware provocará muitos problemas de gerenciamento de software

Linus Torvalds prevê que hardware provocará muitos problemas de gerenciamento de software

O desenvolvedor Linus Torvalds tem sido muito claro sobre os problemas que as equipes de DevOps enfrentarão no futuro. De acordo com o Devops.com, Torvalds previu no KubeCon + Cloud Native e Open Source Summit realizado na China, que o gerenciamento de software será bastante complicado. Especialmente devido a dois problemas de hardware que estão além do controle do equipamento DevOps. Assim, Linus Torvalds prevê que hardware provocará muitos problemas de gerenciamento de software.

Falhas se acumulam e Linus Torvalds prevê que hardware provocará muitos problemas de gerenciamento de software

O primeiro desses problemas é o fluxo implacável de patches gerado à medida que novos problemas de segurança surgem. Esses problemas estão relacionados ao modelo de execução especulativo no qual a Intel e outros fabricantes de processadores se basearam para acelerar o desempenho. Este modelo é a principal causa do aparecimento de malware, como o Spectre e o Meltdown.

Além disso, existem outros menores relacionados com execução especulativa, como Fallout e ZombieLoad, que estão aparecendo com mais freqüência. As mais novas falhas  levaram todo mundo a precisar de um patch para o kernel Linux.

Lei de Moore acabou?

Linus Torvalds prevê que hardware provocará muitos problemas de gerenciamento de software

Não só é necessária, para resolvê-los, a desativação do Hyperthreading. Assim, para eliminar cada uma das falhas é preciso atualizar o kernel do Linux e a BIOS, a fim de garantir a segurança. Desabilitar o Hyperthreading elimina o problema com o gerenciamento de patches, porém também reduz o desempenho do aplicativo. Essa redução pode chegar a 15%.

O segundo desses dois problemas ainda está por vir, embora, de acordo com Torvalds, não demore e já esteja no horizonte. A famora Lei de Moore fala que o desempenho do hardware dobra a cada 18 meses. No entanto, à medida que os fabricantes de processadores se aproximam dos limites dessa lei, muitos desenvolvedores terão que otimizar novamente seu código para continuar melhorando o desempenho.

Enquanto tudo isso está acontecendo, de acordo com Torvalds, as atualizações do kernel do Linux continuam sendo lançadas a cada três meses. Segundo ele, a equipe do Linux está trabalhando com um ciclo de planejamento de seis meses. Atualmente, cerca de 1.500 desenvolvedores contribuem para o kernel Linux. Além disso, centenas de gerentes colaboram para supervisionar a implementação dessas contribuições.

Prioridade é segurança

Obviamente, os patches de segurança cibernética no nível do kernel têm um impacto significativo para todos que se dedicam ao DevOps. Essas mudanças exigem que as diferentes distribuições do Linux as absorvam, o que, por sua vez, afeta todo um conjunto de software que depende do Linux.

Jim Zemlindiretor da Linux Foundation, disse que a segurança cibernética é a prioridade número um da Linux Foundation. Ele falou no tópico do aumento desses problemas de hardware. Além disso, levantou questões sobre problemas anteriores de segurança cibernética que atingiam o software de código aberto. Como parte desse esforço, eles estão investigando várias abordagens de DevOps. O objetivo é proteger melhor a cadeia de suprimentos de código aberto.

Contudo, enquanto isso acontece, as empresas, grandes e pequenas, terão que atualizar sua estratégia de DevOps de uma maneira significativa. Isso se quiserem continuar empurrando o desempenho de seus aplicativos ao limite.

Fonte

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.