in

Linus Torvalds reclama do tamanho do Kernel Linux 5.7-rc6

Esta foi uma versão maior que as demais deste kernel.

Participação de mercado do Linux aumentou novamente
A participação do Linux entre todos os sistemas operacionais de desktop cresceu de uma nova máxima de 2,87% em abril de 2020 para uma alta ainda maior de 3,17% em maio de 2020.

Depois de várias semanas tendo um tamanho bem abaixo do esperado, o Kernel Linux 5.7-rc6 se apresentou bem maior que o normal e Linus Torvalds reclama deste fato. Isso pode ser visto na mensagem de lançamento do novo release candidate do Kernel.

Eis a mensagem de Linus Torvalds. Ele observa, por exemplo, que:

No fim de semana passado, tivemos um rc5 maior que o normal, o que eu esperava porque o rc4 era pequeno e, portanto, houve algum trabalho de conserto reprimido que terminou no rc5. tinha um rc6 ainda maior, e eu realmente esperava que estivéssemos no período de acalmação. Portanto, não estou totalmente feliz com isso.

Linus Torvalds reclama do tamanho do Kernel Linux 5.7-rc6

Linus Torvalds reclama do tamanho do Kernel Linux 5.7-rc6

No entanto, ele observou que não há nada” particularmente assustador aqui”, mas ele esperava que isso acontecesse pois as versões anteriores teriam chegado menores que o normal. Portanto, ele espera que, em última análise, o novo lançamento do Linux 5.7-rc6 continue calmo, embora um pouco ‘acima do peso’.

Então, eu não estou totalmente feliz com isso. Dito isto, não há nada particularmente assustador aqui, e este rc6 não é tão escandalosamente grande assim ou fora de controle. Eu só estava esperando por menos.

Cerca de um quarto disso são atualizações de arch (arm [64], csky, x86, powerpc, risc-v) com 5% adicionais sendo alguns autotestes de x86 kvm. O restante são principalmente atualizações de drivers (gpu, usb, redes, rmda, clk) com uma mistura aleatória de outras coisas (atualizações do sistema de arquivos, rastreamento, mm e rede principal). Nada realmente se destaca, mas vamos torcer para que as coisas se acalmem agora.

O anúncio completo com a mensagem de Linus sobre o lançamento do Linux 5.7-rc6 você acompanha neste link.

Veja tudo o que já publicamos e características do novo Kernel 5.7 neste link. Se tudo correr bem, o Linux 5.7 deve estrear como estável em 31 de maio ou no início de junho, caso o número de  patches continue crescendo como nesta semana.