in

Linux 5.11-rc1 lançado com muitos novos recursos

A maior parte do trabalho foi em cima da AMDGPU.

Linux 5.11-rc1 lançado com muitos novos recursos

O desenvolvedor Linus Torvalds, como já era de se esperar, lançou o Linux 5.11-rc1 já no início da noite de domingo (27/12), que marca o fim da janela de fusão de duas semanas que passou pelo Natal. Além disso, o novo Linux 5.11-rc1 foi lançado com muitos novos recursos.

Assim, Linus Torvalds observou no anúncio 5.11-rc1:

Bem, é a média, a menos que você olhe para as diferenças reais e observe outro enorme despejo de arquivos de cabeçalho do descritor de GPU da AMD, que anula completamente todas as mudanças “reais” aqui. As adições de arquivo de inclusão “Van Gogh” da AMD são, na verdade, cerca de dois terços de todo o patch, mesmo que venha basicamente de um único commit que apenas adiciona as definições de registro.

Já tivemos isso antes, tenho certeza que veremos no futuro também: arquivos de cabeçalho provavelmente gerados a partir da descrição do hardware para todas as máscaras de bits possíveis etc tornam-se muito grandes.

Se você ignorar essa área, todo o resto parecerá normal. As atualizações de driver dominam, mas todos os outros suspeitos habituais estão lá: atualizações de arch, sistemas de arquivos, rede, documentos e ferramentas.

Linux 5.11-rc1 lançado com muitos novos recursos

Linux 5.11-rc1 lançado com muitos novos recursos

A maioria dessas mudanças dizem respeito aos arquivos de cabeçalho gerados automaticamente. Devido ao tamanho dos cabeçalhos gerados automaticamente, AMDGPU é o maior driver do kernel Linux. Da mesma forma, representa mais de 10% da árvore do kernel com base em linhas de código. Esses números só continuam aumentando com o novo suporte permanecendo com a incrementação de novos recursos.

Houve cerca de 12.500 alterações mescladas nas últimas duas semanas. Consulte nossa visão geral dos recursos do Linux 5.11 para aprender sobre a infinidade de mudanças que ocorrerão neste ciclo.

Assim, se tudo ocorrer conforme o calendário previsto, o novo kernel Linux 5.11 estável deve sair apenas no mês de fevereiro de 2021.

Phoronix