Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

30/03/2021 às 09:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Linux 5.13 vai ativar o teclado e touchpad de laptops Microsoft Surface mais recentes

Janela de mesclagem do Linux 5.13 é iniciada com aprimoramentos do Microsoft Surface

A busca de melhorar o suporte ao laptop Microsoft Surface no Linux continua. Com o Linux 5.13, não haverá apenas o driver Surface DTX. No entanto, outro novo driver Surface enfileirado é o “surface-hid” que permitirá o suporte do teclado e touchpad em dispositivos Surface mais recentes.

Atualmente, com os dispositivos Microsoft Surface mais recentes, como o Surface Laptop 3 e o Surface Book 3, o teclado e o touchpad não são suportados ao executar o kernel da linha principal. Houve patches fora da árvore/módulos DKMS, mas finalmente com o Linux 5.13 deve haver o suporte com o kernel mainline agora que o driver surface-hid fez isso no branch “-next” da HID antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 5.13 em abril.

Linux 5.13 vai ativar o teclado e touchpad de laptops Microsoft Surface mais recentes

Infelizmente, este driver Surface HID não é obra da Microsoft, mas sim da Maximilian Luz. Maximilian continua trabalhando quase sozinho para melhorar o estado do Microsoft Surface no Linux. Este desenvolvedor independente é o autor de muitos dos drivers do Surface para Linux e outras melhorias para permitir um melhor suporte do Surface no Linux.

Este driver HID é necessário para obter o touchpad funcional e o suporte do teclado devido à conexão com o Módulo Microsoft Surface System Aggregator. Luz no ano passado esclareceu que o suporte “SAM” da Microsoft para Linux com ele sendo o controlador embutido usado por esses dispositivos.

Então, com este HID para o próximo patch totalizando mais de 600 linhas de novo código, o teclado e o touchpad no Microsoft Surface Laptop 3 e Surface Book 3 e posterior devem finalmente funcionar imediatamente no Linux.

Intel IGC Network Driver Queues Suporte XDP para Linux 5.13

Linux 5.13 vai ativar o teclado e touchpad de laptops Microsoft Surface mais recentes

O driver de rede Intel IGC (não deve ser confundido com seu outro IGC, o Intel Graphics Compiler) que suporta seus dispositivos Gigabit/2.5G Ethernet tem suporte para Express Data Path (XDP) com o próximo ciclo Linux 5.13.

O “caminho de dados eXpress” do Linux XDP permite conectar programas eBPF em um nível inferior ao driver para processamento de pacote e qualquer edição dos dados do pacote. Embora os drivers da Intel para seu hardware de rede corporativa já tenham suporte para XDP, o driver IGC não tinha suporte para XDP até agora para este caminho de dados de alto desempenho. Veja esta postagem do blog da Red Hat para obter mais detalhes sobre o XDP.

Na fila no Net-Next antes da janela de mesclagem do Linux 5.13 está o suporte XDP para o driver IGC.

A implementação do Intel IGC XGP é semelhante à de outros drivers de rede de código aberto da Intel. Ainda a ser implementado estão os recursos UMEM e zero-copy para AF_XDP, que dizem vir em uma série de patch de acompanhamento. O entusiasmo e as possibilidades em torno do eBPF no kernel continuam.

Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.