Notícias

22/11/2021 às 11:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Linux 5.14 chega ao fim da vida útil e usuários devem atualizar para o Linux 5.15 LTS

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Se você está a usar alguma versão do kernel Linux 5.14,esta informação é importante, pois ele acaba de chegar à fase de fim da vida útil e os usuários devem atualizar para o Linux 5.15 LTS. Portanto, chegou a hora de dar adeus a outra série do kernel Linux, o Linux 5.14, que agora está no fim de sua vida útil e não receberá mais atualizações, então é hora de atualizar para um novo branch de kernel.

O kernel 5.14 do Linux foi lançado há quase três meses, em 30 de agosto de 2021, em comemoração ao 30º aniversário do Linux, e introduziu alguns recursos interessantes, começando com uma melhor proteção contra as incômodas vulnerabilidades Spectre e continuando com suporte muito aprimorado para GPUs AMD.

Hoje, 21 de novembro, o renomado desenvolvedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman anunciou o lançamento do kernel Linux 5.14.21 como a vigésima primeira atualização de manutenção e também a última da série. Sim, isso mesmo, o Linux 5.14 agora está marcado como EOL (Fim da Vida) no site kernel.org e não terá mais suporte.

Note, este é o ÚLTIMO lançamento do kernel 5.14.y. Agora é o fim da vida. Por favor, vá para o branch do kernel 5.15.y neste momento ”, disse Greg Kroah-Hartman em um anúncio da lista de discussão.

A boa notícia, entretanto, é que você atualizará para o kernel Linux 5.15 lançado recentemente, que é uma série LTS (Long-Term Support) com suporte por pelo menos alguns anos, até outubro de 2023.

Curiosidade: todos os kernels suportados agora são LTS.

Linux 5.14 chega ao fim da vida útil e usuários devem atualizar para o Linux 5.15 LTS

Linux 5.14 chega ao fim da vida útil e usuários devem atualizar para o Linux 5.15 LTS
Linux 5.14 chega ao fim da vida útil e usuários devem atualizar para o Linux 5.15 LTS

O kernel 5.15 do Linux traz muitas vantagens sobre o kernel Linux 5.14, como uma implementação de sistema de arquivos NTFS totalmente nova e totalmente funcional, um servidor SMB interno, bloqueio de preempção em tempo real, novos recursos Btrfs, suporte multicast por VLAN, suporte para Nintendo Consoles Wii, um novo driver gpio-virtio, DAMON (Data Access MONitor) e muitos outros itens para brincar.

Sem mais delongas, se sua distribuição GNU/Linux estiver usando o kernel Linux 5.14, você deve considerar a atualização para o kernel Linux 5.15 assim que possível. Se você não pode fazer isso sozinho, deve pedir aos mantenedores de sua distribuição para atualizar os pacotes do kernel para a versão mais recente do Linux 5.15.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×