Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

13/09/2021 às 14:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Linux 5.15 é um kernel muito interessante para AMD

Linux 5.15 é um kernel muito interessante para AMD

O novo kernel Linux 5.15 que acaba de lançar sua primeira versão candidata traz importantes contribuições em relação à AMD. Issofaz com que o Linux 5.15 seja um kernel muito interessante para AMD. Há muitas novas capacitações no lado da AMD – tanto para CPUs quanto gráficos Radeon – mas também melhorando o suporte de hardware existente.

O Linux 5.15 é particularmente interessante para usuários AMD, não apenas para CPUs e GPUs Radeon, mas também no lado do cliente Ryzen e servidor EPYC também. O Linux 5.15 tem muito a oferecer com as melhorias da AMD, o que é ótimo de se ver e vem com o aumento das contratações do Linux.

Linux 5.15 é um kernel muito interessante para AMD. As mudanças incluem:

Linux 5.15 é um kernel muito interessante para AMD
Imagem: AMD / YouTube
  • O driver de áudio AMD Van Gogh APU para o coprocessador de áudio AMD ACP 5.x foi incorporado. Esta é uma boa notícia para o Steam Deck e outros designs de Van Gogh.
  • Uma alteração/correção importante no código s2idle da AMD em relação ao comportamento de suspensão/retomada. Graças à capacidade de coordenação interna na AMD, foi descoberto que o comportamento do s2idle existente não correspondia ao do Windows e agora, com essa correção, selecione os laptops HP ENVY e outros laptops devem ter um comportamento de suspensão/retomada mais confiável.
  • Monitoramento de temperatura AMD Zen 3 APUo suporte finalmente está disponível … Infelizmente, demorou meses após o lançamento e o patch básico foi deixado para a comunidade desta vez. Em qualquer caso, com o Linux 5.15+, as novas APUs Zen 3 podem desfrutar do monitoramento de temperatura de trabalho no Linux.
  • Suporte de monitoramento de temperatura de APU da carpa amarela . O que torna isso bastante empolgante é que as APUs Yellow Carp ainda não foram lançadas! Presumivelmente, este é o SoCs móvel da série Ryzen 6000. Por estar acostumada a ver a AMD atrasada no envio de novas adições k10temp após o lançamento, é ótimo finalmente ter a AMD submetendo o suporte básico de monitoramento de temperatura antes do lançamento …
  • Manuseio de entrada C3 otimizadopara quando as CPUs AMD estão entrando no estado de suspensão de energia C3. A otimização é que o kernel não precisa esvaziar os caches antes de entrar no C3 devido ao possível impacto no desempenho de outros núcleos que estão compartilhando caches. As CPUs da Intel há muito desfrutam desse comportamento no Linux e até mesmo as CPUs Zhaoxin e Centaur o adotaram para o Linux, enquanto a otimização da AMD só agora está em vigor.

Especificamente no lado do AMD EPYC/servidor, há:

  • O driver AMD PTDMA finalmente chegou com os patches para análise pública desde 2019. Esse suporte DMA Pass-Through é para cópias de memória para memória e E/S de alta largura de banda para dispositivos NTB.
  • O driver AMD SB-RMI também é novo. Isso é para a interface de gerenciamento remoto de banda lateral para plataformas de servidor AMD EPYC. Este driver que vive na área HWMON fornece leitura do consumo de energia do soquete da CPU, limite de energia e limite máximo de energia, além de definir/limitar o limite máximo de energia de um soquete da CPU. Esta interface SB-RMI coordena com o BMC em plataformas de servidor com esta aparente outra adição com o crescente foco de suporte OpenBMC da AMD.
  • O código AMD KVM agora suporta paginação de 5 níveis para lidar com maiores capacidades de memória. Portanto, parece que os processadores AMD EPYC “Genoa” oferecerão suporte a paging de 5 níveis.

No lado dos gráficos AMD Radeon:

  • Uma série de novos IDs RDNA2 PCI foram adicionadosapontando para uma possível atualização da placa de vídeo RDNA2 ou outros rumores sobre a série Radeon RX 7000 sendo uma mistura de GPUs existentes e novos.
  • Suporte AMD Cyan Skillfish para um design de APU Navi 1x ainda a ser lançado.
  • AMDGPU agora está alavancando VKMS para melhorar seu código de exibição virtual.
  • Também há correções para gerenciamento de energia AMDGPU, HDMI FreeSync, manipulação de link PCI Express e muitas outras correções.

Basicamente, muita coisa está acontecendo no espaço AMD Linux no momento. O Linux 5.15-rc1 deve ser lançado esta noite, enquanto a versão estável do kernel será lançada cerca de dois meses a partir de agora.

Por melhores que sejam todas as mudanças no Linux 5.15, eles precisarão manter-se e continuar a trabalhar desde o início no novo suporte de hardware, especialmente do lado da CPU, se desejam corresponder à reputação de upstream de código aberto estelar da Intel em torno do suporte inicial de hardware e novos recursos. Portanto, veremos como suas melhorias no Linux se desenvolverão a longo prazo nos ciclos do kernel à frente.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.