Linux 5.5 terá suporte a RDPRU para CPUs AMD Zen 2 via /proc/cpuinfo

O Linux 5.5 terá suporte a RDPRU para CPUs AMD Zen 2 via /proc/cpuinfo. A RDPRU é uma das novas extensões do conjunto de instruções das CPUs AMD “Zen 2” destinadas à leitura de um registro de processador que normalmente é limitado ao nível de privilégio zero. A RDPRU permite a leitura de registros selecionados em qualquer nível de privilégio. Com o Linux 5.5, a presença da RDPRU será anunciada como parte dos recursos da CPU.

Linux 5.5 terá suporte a RDPRU para CPUs AMD Zen 2 via /proc/cpuinfo

Ainda depende do espaço do usuário para usar a RDPRU. No entanto, para a verificação de software em /proc/cpuinfo para ver a disponibilidade da RDPRU como um recurso de CPU suportado, o Linux 5.5 finalmente está pronto para divulgá-lo nas CPUs Zen 2 com a Ryzen 3000 e AMD EPYC 7002.

Agora na fila como parte das alterações x86/cpu o ciclo do Linux 5.5 prevê é a detecção da AMD para esta instrução. A instrução pode, é claro, ser usada em kernels anteriores. Portanto, isso significa apenas publicitá-la de maneira limpa na área comum de cpuinfo.

Esta é a única atividade do kernel em torno da RDPRU, além de uma alteração do KVM a partir de setembro por interceptar a instrução RDPRU.

Apenas um dia após o anúncio da série Radeon RX 5500 como as primeiras GPUs Navi 14, a AMD submeteu os binários do firmware à árvore linux-firmware.git. Isso é necessário para o uso com o driver gráfico do Linux de código aberto.

Essa fácil disponibilidade dos bits do firmware é a última peça do quebra-cabeça para complementar o suporte ao driver Linux. No lado do kernel, o Linux 5.4 possui o suporte inicial ao Navi 14, embora esteja desativado por padrão, a menos que esteja usando o bit de recurso experimental. O Mesa 19.2 também possui o suporte Navi 14 preliminar nos drivers RadeonSI OpenGL e RADV Vulkan. Porém, a recomendação é que seja usado o Mesa 19.3-devel para obter a melhor cobertura e desempenho de recursos.

Além disso, ainda há o LLVM 9.0+ para o back-end AMDGPU, particularmente com o RADV ACO ainda sem suporte estável para Navi. Por fim, existem esses blobs binários necessários agora no linux-firmware.git para completar a inicialização da GPU Navi 14.

Então, com isso, todos os componentes estão agora disponíveis para uso público / prontamente para iluminar as placas gráficas Navi 14 no que diz respeito aos gráficos. Embora devido ao tempo, não encontrado pronto para o uso no Ubuntu 19.10 ou no Fedora 31. No entanto, assim que chegarmos ao AMD Radeon RX 5500, compartilharemos nossas experiências sobre como esse suporte avançado ao Linux está se destacando para os jogadores.

A única parte do suporte ao Navi Linux que ainda está faltando é o OpenCL/computação para o qual existe o Radeon Open Compute (ROCm), mas ainda não há indicação de quando eles fornecerão suporte ao Navi lá.

Fonte: Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile