in

Linux 5.9 RC 5 chega com algumas regressões

Problemas foram detectados na semana passada.

Servidores e estações de trabalho Linux são o próximo alvo dos hackers
Pesquisadores da Kaspersky alertaram que hackers estão cada vez mais atacando dispositivos baseados em Linux.

O desenvolvedor Linus Torvalds anunciou na noite de domingo que o Linux 5.9 RC 5 chega com algumas regressões. Segundo ele, tudo até aqui parece dentro da normalidade. Exceto, claro, pelas reversões que ocorreram. Mesmo assim, o próximo kernel Linux 5.9 está se preparando para um lançamento estável em outubro. Portanto, de acordo com Linus, o novo código está quase alinhado com as expectativas para este estágio do ciclo do kernel.

Um fator externo tem preocupado Linus: as queimadas que atingem não só o Pantanal brasileiro mas também a região onde ele vive, em Portland, Oregon. Lá, assim como aqui, os incêndios florestais estão devastando a costa oeste dos EUA. No lançamento do kernel isso não passou despercebido por Torvalds. Ele comentou que “As coisas parecem bastante normais (exceto quando eu olho pela janela, e o mundo está todo cinza por causa dos incêndios florestais) e nada grande aqui se destaca.

Linux 5.9 RC 5 chega com algumas regressões

Linux 5.9 RC 5 chega com algumas regressões

Linus acrescentou no anúncio do 5.9 RC 5, “Tirando a fumaça dos incêndios e uma regressão de desempenho que ainda estou vendo, as coisas parecem normais. Fique por dentro (se você estiver na costa oeste dos Estados Unidos, pelo menos), fique seguro, mas teste.”

A regressão de desempenho a que Torvalds se refere é em relação ao Page Lock (ou seja, bloqueio de página). O problema é considerado complexo e ainda está sendo analisado para se chegar a uma solução adequada. Assim, Linus Torvalds sabe o que está acontecendo, mas ainda está tentando descobrir a melhor maneira de resolver a questão. Principalmente porque há quedas de desempenho acentuadas. O patch com a solução deve sair em breve.

Veremos o que Linus decide fazer sobre essa regressão, mas esperamos que o resto do ciclo do Linux 5.9 corra bem. Enquanto isso, você poderá acompanhar todos os novos recursos trabalhados para o novo kernel neste link.