Linux 6.3 adiciona driver ath12k para suporte de hardware Qualcomm WiFi 7

Veja as principais características que estão chegando ao kernel.

Claylson Martins
5 minutos de leitura

Linux 6.3 adiciona driver ath12k para suporte de hardware Qualcomm WiFi 7. Como parte das atualizações de rede Linux para o ciclo Linux 6.3, além do suporte BIG TCP para IPv4 que pode gerar maior rendimento e menor latência, outra mudança de rede que vale a pena destacar é a introdução do driver “ath12k” para o hardware Qualcomm WiFi 7 apoiar. Portanto, o kernel Linux 6.3 adiciona driver ath12k para suporte de hardware Qualcomm WiFi 7.

O driver ath12k é completamente novo no Linux 6.3 e em desenvolvimento nos últimos meses. O driver ath12k é para lidar com o hardware Qualcomm WiFi 7, inicialmente com os dispositivos PCI QCN9274 e WCN7850. O WCN7850 também é comercializado como parte da série Qualcomm FastConnect 7800 para hardware certificado WiFi 7 e capaz de fornecer velocidades de até 5,8 Gbps. Este driver continuará obtendo mais suporte de hardware Qualcomm WiFi 7 à medida que novos chipsets forem lançados.

Linux 6.3 adiciona driver ath12k para suporte de hardware Qualcomm WiFi 7

O Ath12k originou-se como um fork do ath11k e pretende ser um ponto de partida limpo para a geração de produtos WiFi 7. Este trabalho Qualcomm ath12k acompanha muitos outros trabalhos de infraestrutura de rede que estão acontecendo para habilitar o suporte a WiFi 7 . Com a habilitação do WiFi 7 no kernel ainda em andamento, no momento o driver ath12k opera no modo 802.11ax e anterior, enquanto o modo WiFi 7 Extremely High Throughput (EHT) com suporte a 802.11be ainda está em andamento.

Portanto, com este novo driver Qualcomm Ath12k, IPv4 BIG TCP e outro novo suporte de hardware de rede, essas mudanças são bastante empolgantes com o Linux 6.3.

Linux 6.3 apresenta IPv4 “BIG TCP” para melhorar o desempenho da rede de alta velocidade

As atualizações de recursos do subsistema de rede para o kernel do Linux 6.3 foram enviadas, apresentando não apenas alguns aprimoramentos proeminentes de driver de rede e novo suporte de hardware com/sem fio, mas também melhorias básicas de rede, como BIG TCP para IPv4.

O kernel Linux desde o ano passado já suporta BIG TCP para tráfego IPv6 para permitir tamanhos de pacotes TSO/GRO maiores. Isso rendeu aumentos de velocidade significativos para o desempenho do IPv6, especialmente no espaço de rede de 25 a 100+ Gbit, além de produzir latências mais baixas. Com o Linux 6.3, benefícios semelhantes agora estão sendo fornecidos no espaço IPv4.

Os benchmarks mostrados na série de patches IPv4 BIG TCP mostram algumas melhorias muito boas ao habilitar o BIG TCP.Com o Linux 6.3, o suporte IPv3 BIG TCP agora está disponível para permitir melhor desempenho de throughput de rede e latências mais baixas, especialmente em data centers com adaptadores de rede de alta velocidade. 

Quando se trata de IPv6 BIG TCP, o kernel do Linux 6.3 também estende o driver Intel ICE para oferecer suporte ao recurso. Mais informações básicas sobre o BIG TCP para os interessados podem ser encontradas nesta apresentação do Netdev 0x15.

Algumas das outras mudanças importantes de rede no Linux 6.3 incluem suporte a relatórios mínimos de WiFi 7 Extremely High Throughput (EHT), suporte a perfuração de canal WiFi 7 EHT, remoção de suporte WEP estático, suporte a trampolim BPF em hardware s390x e RISC-V de 64 bits, vários outros aprimoramentos de BPF e muito mais.No que diz respeito aos drivers de rede no Linux 6.3, há suporte para NVIDIA BlueField 3 DPU Ethernet, suporte para i.MX93 SoC, suporte para dispositivo Qualcomm WiFi 7 com ath12k (mais detalhes sobre isso em seu próprio artigo em breve) e suporte para adaptador WiFi Realtek RTL8188EU .A lista completa de alterações de rede para a janela de mesclagem do Linux 6.3 pode ser encontrada por meio desta solicitação pull.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.