in

Linux é a plataforma mais popular e amada entre desenvolvedores

É o que comprova pesquisa do Stack Overflow. A pesquisa também mostra que Java é a linguagem de programação preferida.

O Stack Overflow divulgou recentemente os resultados de uma pesquisa feita entre desenvolvedores.  Quais as linguagens de programação mais populares e qual a plataforma preferida dos desenvolvedores? Estas foram duas das mais importantes questões levantadas este ano pelo Stack Overflow. O link do levantamento está aqui. Por ser a maior pesquisa desse tipo, é capaz de fornecer algumas ideias fascinantes sobre o atual cenário de desenvolvimento de software. Assim, sem qualquer surpresa, descobrimos que o JavaScript continua a ser a linguagem de programação mais popular. Cerca de 70% dos entrevistados o utilizam. Então, da mesma forma, o Linux é a plataforma mais popular e amada entre desenvolvedores.

Na segunda parte desta matéria falaremos sobre a linguagem de programação.  Por ora, vamos falar sobre as plataformas preferidas para desenvolvimento. Então, a plataforma de desenvolvimento é fundamental, pois pode fazer você se apaixonar por seu trabalho ou apenas deixá-lo louco. É por isso que o Stack Overflow perguntou aos desenvolvedores sobre as plataformas que eles adoram trabalhar e as que eles realmente trabalharam no ano passado.

16 plataformas de desenvolvimento mais populares

Como o título do artigo já revelou, o Linux é a plataforma mais popular entre os entrevistados da pesquisa. Das 80.144 respostas, 53,3% eram a favor do Linux. Isso significa que eles fizeram um trabalho de desenvolvimento para o Linux no último ano. Este número aumentou de 48,3% do ano passado, o que é um sinal muito encorajador para a comunidade de código aberto.

O Linux foi seguido por seu inimigo de código fechado Windows, que ganhou 50,5% dos votos. Do mesmo modo, pela primeira vez, o Stack Overflow incluiu tecnologias de contêiner na pesquisa e o Docker ficou em terceiro com 31,5% dos votos.

Linux é a plataforma mais popular e amada entre desenvolvedores

 

16 plataformas de desenvolvimento mais amadas

Então, sem surpresa, o Linux também se tornou a plataforma mais amada para o desenvolvimento, com 83,1% de votos. Isso significa que os desenvolvedores certamente adoraram trabalhar em tecnologias Linux. Este é, novamente, um sinal encorajador. Isso porque esse número aumentou consideravelmente em comparação com os 76,5% do ano passado.

JavaScript é a linguagem de programação mais popular

 

 

Os desenvolvedores e entusiastas de programação aguardam ansiosamente os resultados da pesquisa anual de estouro de pilha todos os anos. É a maior e mais abrangente pesquisa do mundo para envolver programadores e suas preferências. A edição de 2019 desta pesquisa abrange cerca de 90.000 desenvolvedores e os resultados estão a seguir.

25 Linguagens de programação mais populares

 

Antes de começarmos, é importante destacar que o Stack Overflow tomou mais medidas para representar a comunidade de desenvolvedores em todo o mundo de maneira uniforme. Em algumas ocasiões, a ponderação da pesquisa foi usada para cuidar do inevitável desvio demográfico.

Quando se trata de linguagens de programação e seu uso, o JavaScript se tornou o mais popular, com cerca de 67,8% dos entrevistados o usando. O JS é seguido pelo Python, que é usado por 41.7% de codificadores. É interessante notar que o Python conseguiu vencer o Java por apenas uma margem de 0,6%.

Se considerarmos também as linguagens de script e de marcação, o HTML/CSS ocupa o segundo lugar, com 63,5% de usuários, seguido pelo SQL, número 3, com 54,4% dos votos.

Fonte

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

lancamento-do-kernel-linux-5-1-rc5

Lançamento do Kernel Linux 5.1-rc5

debian-10-buster-possui-cerca-de-150-bugs-criticos

Debian 10 “Buster” possui cerca de 150 bugs críticos