Linux Foundation lança Post-Quantum Cryptography Alliance (PQCA)

Linux Foundation lança Aliança de Criptografia Pós-Quantum com AWS, Cisco, IBM e outros

Emanuel Negromonte
2 minutos de leitura

A Linux Foundation lançou a Post-Quantum Cryptography Alliance (PQCA) com o objetivo de enfrentar os desafios de segurança criptográfica causados pelo avanço da computação quântica. A iniciativa conta com a participação de empresas como Amazon Web Services (AWS), Cisco, IBM, IntellectEU, NVIDIA, QuSecure, SandboxAQ e a Universidade de Waterloo.

A computação quântica promete resolver problemas complexos muito mais rápido do que as tecnologias atuais, mas também representa uma ameaça potencial aos sistemas criptográficos existentes. Para lidar com isso, a PQCA se une aos membros fundadores para impulsionar o desenvolvimento e a adoção da criptografia pós-quântica (PQC).

“A iniciativas abertas e colaborativas que abordam a criptografia pós-quântica ajudarão a acelerar a inovação por meio da expertise coletiva, garantir a ampla adoção de padrões seguros e melhorar a segurança digital global contra as ameaças quânticas”, disse Douglas Stebila, professor associado de criptografia no Departamento de Combinatória e Otimização da Universidade de Waterloo, ao SDxCentral.

A aliança reúne líderes da indústria, pesquisadores e desenvolvedores para produzir implementações de software de alta confiabilidade dos algoritmos padronizados e apoiar o desenvolvimento e a padronização de novos algoritmos pós-quânticos. A PQCA defende padrões abertos e frameworks de interoperabilidade com a comunidade PQC, incentivando os fornecedores a adotarem protocolos e interfaces padrão para compatibilidade, disse Stebila.

“A aliança promoverá testes de interoperabilidade e programas de certificação para garantir que as implementações PQC de diferentes fornecedores possam operar sem problemas e servir como uma plataforma para compartilhamento de conhecimento e melhores práticas, permitindo que os fornecedores troquem insights e colaborem nos desafios de interoperabilidade”, acrescentou.

Além disso, a PQCA também busca ser a fundação central para apoiar organizações e projetos de código aberto alinhados com o Cybersecurity Advisory da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) sobre o Commercial National Security Algorithm Suite 2.0. A PQCA apoia as transições da criptografia pós-quântica em diversos setores.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.