Linux ganha driver de tela sensível ao toque para um tablet que já foi popular

Confira as principais novidades.

Escrito por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

O kernel Linux 6.4 da linha principal está configurado para ver um novo driver de tela sensível ao toque para suportar o Novatek NVT-ts, que é usado por pelo menos um popular tablet Android com processador Intel Atom de uma década antes. Então, o Linux ganha driver de tela sensível ao toque para um tablet que já foi popular.

Hans de Goede, da Red Hat, conhecido por suas inúmeras contribuições relacionadas a laptops e tablets para o kernel upstream do Linux, é quem escreveu esse novo driver de entrada “novatek-nvt-ts”. 

No entanto, ao escrever este driver sem o suporte do fornecedor, faltam alguns elementos. Como nem mesmo saber o número do modelo deste controlador de tela sensível ao toque. 

Hans de Goede escreveu na mensagem do patch:

Adicione um novo driver para o controlador de tela sensível ao toque Novatek i2c conforme encontrado no tablet Acer Iconia One 7 B1-750. Infelizmente, o número do modelo do controlador da tela sensível ao toque é desconhecido. Mesmo com o tablet aberto, é impossível ler o número do modelo.O Android chama isso de tela sensível ao toque “NVT-ts”, mas isso também pode se aplicar a outros modelos de controlador Novatek.Parece ser o mesmo controlador compatível com https://github.com/advx9600/android/blob/master/ touchscreen/NVTtouch_Android4.0/NVTtouch.c, mas infelizmente isso também não nos dá um número de modelo.

O driver tem pouco mais de 300 linhas de código e é colocado na fila por meio da ramificação “próxima” do subsistema de entrada antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 6.4 em algumas semanas.

image 2023 04 13T065614.004

O Acer Iconia One 7 B1-750 que pelo menos funciona com este driver é um tablet Android que já foi popular e foi lançado há uma década. O tablet Acer Iconia com Android era popular por seu preço baixo e experiência geral decente na época. O tablet foi alimentado por um processador quad-core Intel Atom Z3735G. Se você ainda tiver um desses tablets Iconia por perto, com o Linux 6.4+ há pelo menos suporte ao driver da tela sensível ao toque principal. Mas com o tablet tendo apenas 1 GB de RAM, boa sorte em fazer muito com ele em uma pilha de software Linux moderna.

Compartilhe este artigo