in

Linux Kernel 4.16 – Saiba como instalar no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE em qualquer distro Linux

O Linux Kernel 4.16 foi lançado e você já pode instalar em sua distribuição, seja ela qual for.

O Linux Kernel 4.16 foi lançado, muitas melhorias foram aplicadas, ao todo foram mais de 195.000 linhas de códigos. Entre as melhorias destacamos a correção do Meltdown e Spectre, melhorias no quesito de virtualização, melhorias dos drivers gráficos, pois é, agora as famosas placas AMD Radeon receberam a devida atenção, e muita gente tem comentado que o desempenho é satisfatório. Você pode conferir o nosso artigo, com todas as novidades do Linux Kernel 4.16. Neste artigo, você saberá como instalar o Linux Kernel 4.16 no Ubuntu, Linux Mint, Debian, Fedora, openSUSE e em qualquer distro Linux, é muito fácil instalar.

Saiba como instalar o Linux Kernel 4.16 no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Para instalar o Linux Kernel 4.16 no Ubuntu, Linux Mint ou derivados, nós orientamos você a utilizar o nosso script. Ele baixa os pacotes direto do site da Canonical que já é compilado para o Ubuntu em .deb. Também queremos dizer que mesmo sendo .deb, não recomendamos a instalação em distribuições como Debian e derivados que usam seus repositórios. No entanto, algumas pessoas relataram que não tiveram problemas em instalar o pacote da Canonical no Debian, fique à vontade para escolher qual meio de instalação.

Para instalar o Linux Kernel 4.16 no Ubuntu, Linux Mint e derivados, execute o seguinte:

cd /tmp
wget https://goo.gl/N2rC7x -O kernel-4.16
chmod +x kernel-4.16
sudo sh kernel-4.16
sudo update-grub
sudo reboot
Informamos que a compilação deste Kernel 4.16 para Ubuntu e derivados é de responsabilidade da Canonical!

Para instalar o Linux Kernel 4.16 de baixa latência no Ubuntu, Linux Mint e derivados, você pode executar os comandos abaixo, agora se você não sabe o que é um Kernel de baixa latência sugerimos a leitura deste artigo, que preparamos explicando um pouco a diferença:

cd /tmp
wget https://goo.gl/CicjpS -O kernel-4.16-lowlatency
chmod +x kernel-4.16-lowlatency
sudo sh kernel-4.16-lowlatency
sudo update-grub
sudo reboot

Como instalar o Linux Kernel 4.16 no Debian, Fedora, openSUSE, Arch Linux em qualquer distribuição Linux

Para instalar o Linux Kernel 4.16 no Debian, Fedora, openSUSE, Arch Linux, em qualquer distribuição Linux você pode executar os comandos abaixo. Eles vão baixar o código fonte diretamente do site do Kernel.org e vai ser instalado em sua distribuição Linux, é importante lembrar que caso você esteja usando drivers como Nvidia ou AMD você vai precisar reinstalar o driver novamente. O download possui cerca de 96 MB de tamanho.

Vamos fazer o download do código fonte do Kernel Linux 4.16:

wget -c https://cdn.kernel.org/pub/linux/kernel/v4.x/linux-4.16.tar.xz

No Fedora:

dnf install gcc make ctags ncurses-devel -y

Se for openSUSE execute:

zypper in gcc make ctags ncurses-devel

Descompacte o arquivos:

tar -xvf linux-4.16.tar.xz

Acesse o seu diretório:

cd linux-4.16

Copie o seu config para esse diretório:

cp /boot/config-`uname -r`* .config

E vamos ao processo de compilar, isso pode demorar um pouco e esse tempo vai de acordo com o seu processador e memória, o tempo mais longo que observamos foi de aproximadamente 20 minutos.

make defconfig
make
make modules_install install

Atualize o seu GRUB:

grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

E reinicie a distribuição:

reboot
Pronto! Você viu como instalar o Linux Kernel 4.16 no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, openSUSE e derivados. Lembramos que o código da instalação manual é de responsabilidade da equipe do Linus Torvalds.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.