Notícias

Linux Kernel 5.0 RC3 é lançado

0
Kernel Linux 5.0 RC3 é lançado, Torvalds comenta o que vem por aí.

O kernel Linux 5.0 acaba de anunciar uma nova versão candidata a lançamento. Assim, o Linux Kernel 5.0 RC3 é lançado.

A família Linux de sistemas operacionais é baseada nesse kernel e implantada em sistemas de computador tradicionais, como computadores pessoais e servidores, geralmente na forma de distribuições Linux e em vários dispositivos incorporados, como roteadores, pontos de acesso sem fio, PBXs, caixas de topo, receptores FTA, TVs inteligentes, PVRs e dispositivos NAS.

O sistema operacional Android para tablets, smartphones e smartwatches usa serviços fornecidos pelo kernel do Linux para implementar sua funcionalidade. Embora a adoção em computadores desktop seja baixa, os sistemas operacionais baseados em Linux dominam praticamente todos os outros segmentos da computação, de dispositivos móveis a mainframes.

A partir de novembro de 2017, todos os 500 supercomputadores mais poderosos do mundo usam o Linux.

O kernel do Linux foi concebido e criado em 1991 por Linus Torvalds para seu computador pessoal e sem intenções de plataforma cruzada, mas desde então tem expandido para suportar uma enorme variedade de arquiteturas de computadores, muito mais do que outros sistemas operacionais ou kernels.

O Linux rapidamente atraiu desenvolvedores e usuários que o adotaram como o kernel para outros projetos de software livre, notavelmente o Sistema Operacional GNU. O kernel Linux recebeu contribuições de quase 12.000 programadores de mais de 1.200 empresas, incluindo alguns dos maiores fornecedores de software e hardware.

 Em nota de lançamento, Linus Torvalds deixou a seguinte mensagem:

Estou mantendo a habitual “tarde de domingo na costa oeste dos EUA”cronograma de lançamento, mesmo que já seja na segunda-feira à tarde
aqui Nova Zelândia. Estou viajando para a LCA 2019.

Esse rc é um pouco maior que o normal. Em parte porque perdi uma solicitação de pull de rede para rc2 e, como resultado, rc3 agora contém _two_ rede puxar atualizações. Mas parte disso também pode ser apenas que demorou um pouco para as pessoas encontrarem e depois consertarem os bugs depois da temporada de feriados.

Então, temos mais commits do que o usual para rc3, embora certamente não quebrando qualquer registro. E as coisas parecem bastante normais, exceto que o diffs são extraordinariamente grandes no departamento de ferramentas, com muito bpf
adições de teste.

No lado do “kernel propriamente dito”, as coisas parecem bastante normais, embora com
a ressalva acima de que temos duas semanas de correções de rede, e que aparece como rede principal e atualizações de driver de rede.

Mas também temos outras atualizações de driver (gpu, rdma, scsi, crypto, acpi ..) algumas atualizações de arco (principalmente algumas correções mips), e vários correções de sistema de arquivos menores.

O shortport anexado fornece uma visão geral dos detalhes das pessoas que quer rapidamente deslocar para baixo os tipos de coisas que foram corrigidos.

Nada particularmente estranho me parece.” disse Linus.

Fábio Trentino
Estudante de Gestão em Tecnologia da Informação na Universidade Centro Universitário Central Paulista - UNICEP - São Carlos - SP

Conheça o aplicativo de mensagens Riot/Matrix

Previous article

Parrot, Porteus Kiosk e Endless lançam atualizações.

Next article

You may also like

More in Notícias