in

Linux Kernel 5.0 RC4 é lançado!

Linux Kernel 5.0 atinge o fim da vida útil

Não param de surgir novidades do novo Kernel Linux 5.0. Desta feita, o Linux Kernel 5.0 RC4 é lançado! A família Linux de sistemas operacionais é baseada nesse kernel e implantada em sistemas de computador tradicionais. Assim, está presente em computadores pessoais e servidores, geralmente na forma de distribuições Linux. Da mesma forma, está em vários dispositivos incorporados, como roteadores, pontos de acesso sem fio, PBXs, caixas de topo, receptores FTA, TVs inteligentes, PVRs e dispositivos NAS.

O sistema operacional Android para tablets, smartphones e smartwatches usa serviços fornecidos pelo kernel do Linux para implementar sua funcionalidade. Embora a adoção em computadores desktop seja baixa, os sistemas operacionais baseados em Linux dominam praticamente todos os outros segmentos da computação, de dispositivos móveis a mainframes. A partir de novembro de 2017, todos os 500 supercomputadores mais poderosos do mundo usam o Linux.

Histórico

O kernel do Linux foi concebido e criado em 1991 por Linus Torvalds para seu computador pessoal e sem intenções de plataforma cruzada, mas desde então tem expandido para suportar uma enorme variedade de arquiteturas de computadores, muito mais do que outros sistemas operacionais ou kernels.

De fato, o Linux atraiu desenvolvedores e usuários que o adotaram como o kernel para outros projetos de software livre, notavelmente o Sistema Operacional GNU. O kernel Linux recebeu contribuições de quase 12.000 programadores de mais de 1.200 empresas, incluindo alguns dos maiores fornecedores de software e hardware.

Kernel 5.0 em fase final

Temos notado que o Kernel 5.0 está basicamente em fase final. Portanto, cada lançamento contém uma correção necessária antes do lançamento final. Caso desenvolvedores e organizações localizem algo, a correção já é solicitada e lançada de forma praticamente instantânea nas futuras versões.

O detentor do kernel, Linus Torvalds, insiste em dizer, que o kernel deve receber uma melhoria na parte do tratamento das CVEs (relatórios de vulnerabilidades) cujo empresas como Red Hat/IBM, Google e as demais empresas de segurança da informação estão trabalhando diariamente.

Detalhes deste RC4

Então, Linus Torvalds retornou de sua jornada para a LCA 2019 e lançou o kernel Linux 5.0-rc4.

A partir do kernel 5.0-rc5 da próxima semana, o ritmo deve se tornar mais lento.

Linus escreveu sobre os acontecimentos desta semana,

Nada se destaca particularmente … Tamanho, o rc4 tem um pouco mais de commits que os últimos lançamentos tiveram até agora. Porém, eu espero que as coisas comecem a se acalmar pela rc5 em diante … Todas as outras estatísticas parecem muito normais também … Então tudo parece bem.

Se as coisas ficarem mais rápidas, o Linux 5.0 será lançado em quatro ou cinco semanas. Entre as novidades  estão o AMD FreeSync, novo suporte de hardware e muito mais.

Written by Fábio Trentino

Formado em Gestão em Tecnologia da Informação.
Entusiasta por projetos FOSS e por Cybersegurança.

Lançado o Google Chrome 75 com 42 correções de segurança

Google Chrome suportará assinatura HTTP Exchange

linux-on-dex-esta-disponivel-em-mais-telefones-da-samsung

Samsung confirma suporte ao Linux on DeX para o Galaxy S9