Linux Kernel 6.9 traz suporte para perfil de gerenciamento de energia do ThinkPad

Melhor gerenciamento de energia para ThinkPad será mais preciso no Linux Kernel 6.9!

Emanuel Negromonte
2 minutos de leitura

O Linux 6.9 foi lançado recentemente e trouxe uma novidade interessante para os usuários de notebooks ThinkPad: a possibilidade de configurar o perfil de energia através de uma tecla dedicada. Essa funcionalidade já existia em alguns modelos com Windows, mas agora foi implementada no kernel Linux graças ao trabalho de um desenvolvedor da Lenovo.

O perfil de energia permite ajustar o desempenho e o consumo do notebook de acordo com as necessidades do usuário. Por exemplo, se você estiver usando o notebook na bateria e quiser economizar energia, pode escolher o perfil “baixo consumo”, que reduz a frequência do processador e a luminosidade da tela. Se você estiver conectado à tomada e quiser aproveitar o máximo do seu hardware, pode escolher o perfil “alto desempenho”, que aumenta a frequência do processador e a luminosidade da tela.

Para alternar entre os perfis, basta pressionar a tecla Fn+F12, que tem um ícone de uma bateria com um raio. Ao fazer isso, uma notificação será exibida na tela mostrando o perfil atual e o próximo perfil disponível. Você pode pressionar a tecla quantas vezes quiser até chegar ao perfil desejado.

Essa é uma funcionalidade muito útil para quem usa notebooks ThinkPad com Linux, pois facilita o gerenciamento de energia e melhora a experiência do usuário. Além disso, mostra que a Lenovo está comprometida em oferecer suporte ao Linux nos seus produtos, o que é uma ótima notícia para os fãs da marca e do sistema operacional.

Se você quiser saber mais sobre essa novidade, pode acessar este link, que foi usado como fonte para este texto.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.