Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

29/07/2021 às 09:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Linux Lite lança versão 5.6 RC1 e pode ser uma boa opção para substituir o Microsoft Windows 11 no seu PC

Distribuição é baseada no Ubuntu.

Linux Lite lança versão 5.6 RC1 e pode ser uma boa opção para substituir o Microsoft Windows 11 no seu PC

Há muitos usuários que não querem o sistema da Microsoft de jeito nenhum em seus computadores. Para isso, existem algumas alternativas no mundo Linux, com distribuições que tentam aproximar ao máximo a experiência do usuário ao mudar de sistema operacional. Assim, surge o novo Linux Lite que lança versão 5.6 RC1 e pode ser uma boa opção para substituir o Microsoft Windows 11 no seu PC.

Não é questão do Windows ser um sistema ruim. O que incomoda muita gente é a chamada teletria, ou rastreamento do usuário. Isso muitas vezes fere a privacidade dos usuários e muitos preferem deixar a distribuição da Microsoft de lado. Com a chegada do renovado Windows 11, a polêmica continua. Afinal, seria esta uma boa hora para migrar de vez para o Linux e abandonar os riscos de espionagem?

Linux Lite lança versão 5.6 RC1 e pode ser uma boa opção para substituir o Microsoft Windows 11 no seu PC

O próximo Windows 11 divide opiniões. Ele apresenta mudanças radicais na interface do usuário. Sem mencionar que os requisitos do sistema deixarão muitos computadores ainda habilitados incapazes de fazer upgrade. Esses infelizes proprietários de computador terão que decidir se continuam usando o Windows 10 ou compram um novo PC compatível com o Windows 11.

Felizmente, há uma opção indiscutivelmente melhor: apenas mude para o Linux! Sim, os sistemas operacionais modernos baseados em Linux são muito bem suportados e a maioria funciona bem em hardware antigo (ao contrário do Windows 11). Dentro deste contexto, o Linux Lite, que usa o ambiente de desktop Xfce, é uma das melhores distribuições de Linux para Windows-switchers, pois é leve, moderno e parece bem familiar.

Agora, o Linux Lite 5.6 RC1 (candidato a lançamento) está disponível e é baseado no Ubuntu 20.04.2. O sistema operacional usa o kernel Linux 5.4.0-80. Entretanto, outros kernels também estão disponíveis, variando de 3.13 a 5.13. Esta nova versão do Linux Lite também vem com alguns pacotes de software excelentes, como Firefox 89.0.2, Thunderbird 78.11.0, LibreOffice 6.4.7.2, VLC 3.0.9.2 e GIMP 2.10.18.

A versão mais recente do Linux Lite também está repleta de mudanças importantes, que vão desde a estética até a funcionalidade. Por exemplo, existem sete novos papéis de parede para escolher. Ele também tem um tema de ícone Papirus atualizado.

Outras questões

Por outro lado, como esta é uma versão de pré-lançamento do sistema operacional, certamente haverá muitos bugs surpresa. Do mesmo modo, existem alguns problemas conhecidos; os desenvolvedores compartilham abaixo.

  • Nenhum prompt para ejetar a mídia no final da instalação Legacy, o prompt está disponível no final da instalação UEFI.
  • Notas de versão – não funciona no primeiro slide do instalador.
  • Ícones da área de trabalho – suporte apenas em inglês.
  • Grub – manter a tecla shift pressionada enquanto inicializa no modo UEFI não abre o menu Grub (funciona no modo Legacy), esperando pela correção do Ubuntu.
  • O menu Grub mostra Linux Lite como “Ubuntu”.

Então, se você está pronto para experimentar o Linux Lite 5.6 RC1, você pode baixá-lo aqui agora. Contudo, não mude totalmente de um sistema para outro de forma tão rápida. Primeiro, experimente para saber se a distribuição Linux escolhida atende as necessidades. Além disso, não se esqueça, este é apenas um candidato a lançamento e não a versão final. 

Com informações de Betanews

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.