in

Linux Mint 20 Beta anuncia lançamento do Warpinator

Distribuição é baseada no Ubuntu 20.04 LTS, sem pacotes snap.

Como já informamos em nosso site, o sistema operacional Linux Mint 20 “Ulyana” já está disponível  para download neste fim de semana. A distribuição é baseada no conjunto de pacotes Ubuntu 20.04 LTS. Porém, há mais uma novidade revelada neste domingo. Além de se basear novamente no 20.04 LTS, o Linux Mint 20 beta apresenta uma nova ferramenta original chamada Warpinator.

O objetivo da ferramenta é facilitar a transferência de arquivos de rede, dando melhor suporte para o NVIDIA Optimus, o ambiente de desktop Cinnamon 4.6. Da mesma forma,  há melhorias na coleção XApps, uma nova interface de usuário para instalação do pacote Gdebi Debian e melhorias de ilustrações além de outras alterações.

O Linux Mint 20 é uma versão de suporte de longo prazo que será suportada até 2025. Ele vem com software atualizado e traz aprimoramentos e muitos novos recursos para tornar seu desktop ainda mais confortável de usar, diz o anúncio feito no blog da distribuição neste domingo.

Linux Mint 20 Beta anuncia lançamento do Warpinator

A ferramenta Warpinator é a sucessora do utilitário “Giver” do Linux Mint de uma década atrás. Ambas foram criadas, portanto, com a finalidade de permitir transferências fáceis de arquivos entre sistemas em uma LAN sem ter que se preocupar com configurações de cliente ou servidor e outros problemas para os usuários finais.

A estrela do show no Linux Mint 20 é um novo aplicativo chamado Warpinator. Há 10 anos, o Linux Mint 6 apresentava uma ferramenta chamada “Giver”, que podia compartilhar arquivos pela rede local. Sem nenhum servidor ou configuração, os computadores se veriam automaticamente e você poderia simplesmente arrastar e soltar arquivos de um para o outro. Quando o projeto Giver foi interrompido, ele teve que ser removido do Linux Mint e perdemos essa funcionalidade desde então.

O Warpinator é uma reimplementação do Giver. A configuração do servidor (FTP, NFS, Samba) é um exagero para transferências ocasionais de arquivos entre dois computadores, e é uma pena usar mídias externas (serviços de Internet, pen drives, discos rígidos externos) apenas para compartilhar arquivos quando houver uma rede local que possa ser executada. só isso. Com o Warpinator, o Linux Mint 20 traz de volta o compartilhamento fácil de arquivos na rede local.

Em seguida é mostrado o Warpinator em funcionamento no Linux Mint 20 Beta:

Linux Mint 20 Beta anuncia lançamento do Warpinator
Ao clicar em um computador, você pode ver mais informações sobre ele e trocar arquivos com ele:

Não são necessários mais pen drives ou unidades externas apenas para enviar um arquivo. Detalhes adicionais podem ser facilmente encontrados na página “novidades”. Downloads e informações adicionais no blog Linux Mint. Além da versão Cinnamon 4.6, o Linux Mint 20 beta também está disponível com os ambientes do Xfce 4.14 e MATE 1.24.

Outros detalhes

Cinnamon 4.6

O desempenho do gerenciador de arquivos Nemo foi aprimorado. A nova versão tenta priorizar o conteúdo e a navegação e atrasar o máximo possível as miniaturas. Como resultado, o conteúdo dos diretórios aparece com ícones genéricos antes que as miniaturas sejam renderizadas, mas a melhoria no desempenho é bastante perceptível. Isso também tem um impacto positivo no desempenho, como ao mover vídeos para dispositivos externos. Nas Configurações de exibição, agora é possível definir a taxa de atualização.

Linux Mint 20 Beta anuncia lançamento do Warpinator
Escalonamento fracionário no Cinnamon 4.6

O Cinnamon 4.6 também apresenta escala fracionada. Até agora, sua escala era 100% (modo normal) ou 200% (modo HiDPI) e era a mesma para todos os seus monitores. Com o Cinnamon 4.6, cada monitor pode ter uma escala diferente e pode ser definido com valores entre 100% e 200%.

No modo normal, a resolução que você define é a resolução que você vê. No HiDPI, com 200% de escala, a tela mostra o dobro da densidade de pixels, para que tudo pareça mais nítido. Porém, a resolução que você vê na tela é apenas metade da resolução do seu monitor. Muitos monitores HiDPI têm uma resolução que é realmente muito pequena quando o HiDPI é ativado.

Ao ser capaz de definir o dimensionamento para cada monitor de forma independente e permitir valores de dimensionamento não apenas de 100% e 200%, mas também de 125%, 150%, 175%, o Cinnamon 4.6 tenta obter maior densidade de pixels. Clicar com o botão do mouse no applet do teclado alterna os layouts de teclado. O protetor de tela Cinnamon suporta comandos personalizados, possibilitando o uso de armários de tela alternativos com o Cinnamon.

Melhorias no XApps

Xed recebeu a capacidade de unir linhas e remover linhas brancas à direita antes de salvar arquivos. O Xviewer recebeu botões da tela inteira e da barra de ferramentas do diaporama e lembra se sua janela foi maximizada. No Xreader, um botão de impressão foi adicionado à barra de ferramentas. Para garantir um melhor suporte aos aplicativos e indicadores modernos da Electron, o XappStatusIcon recebeu suporte da roda do mouse e suporte a SNI (StatusNotifier, libIndicator).

Outras melhorias

Gdebi, a ferramenta usada para abrir e instalar arquivos .deb, recebeu uma nova interface de usuário. A tela de login (Slick Greeter) suporta esticar fundos em vários monitores.

Melhorias no sistema

  • O menu de inicialização do Grub agora está sempre visível.
  • O Apturl mudou o back-end do Synaptic para o Aptdaemon.
  • As recomendações do APT são ativadas por padrão para pacotes recém-instalados (não para atualizações).
  • O Snapd está desativado por padrão e os pacotes do APT não têm permissão para instalá-lo.
  • As sessões live executadas no Virtualbox automaticamente aumentam sua resolução para um mínimo de 1024×768.
  • Esta versão é fornecida com o firmware Linux 1.187 e o kernel Linux 5.4.

Melhorias na arte do Linux Mint 20 Beta com Warpinator

O tema Mint-Y fornece uma boa variedade de cores. Um projeto da comunidade foi iniciado no Github para obter feedback e ajustar essas cores para encontrar o equilíbrio certo entre tons vibrantes coloridos e níveis de contraste que não tiram o foco do usuário do conteúdo exibido na tela.

Uma versão vibrante do Mint-Y-Aqua

Pastas amarelas também estão disponíveis.


Ao entrar na área de trabalho do Linux Mint 20 pela primeira vez, a tela de boas-vindas trará essas cores à sua atenção e perguntará qual você mais gosta:
Linux Mint 20 Beta anuncia lançamento do Warpinator
Escolha sua cor favorita na tela de boas-vindas

Linux Mint 20 Beta anuncia lançamento do Warpinator

Como se pode ver, as novidades desta versão beta do Linux Mint 20 vão muito além do Warpinator. Elas envolvem novos temas e formas de apresentação do próprio sistema como o novíssimo Cinnamon 4.6, além de mudanças visuais importantes de pastas e de uso de monitores.