in

Linux Mint 20 “Ulyana” tem como base o Ubuntu 20.04 LTS

Veja mais algumas novidades anunciadas pela distro.

Linux Mint 20 "Ulyana" tem como base o Ubuntu 20.04 LTS

O projeto Linux Mint revelou hoje o codinome da próxima versão do sistema operacional Linux Mint 20, além de detalhes sobre as edições suportadas e alguns dos recursos incluídos. A principal informação do post oficial do Linux Mint 20 informa que esta versão se chamará “Ulyana”  e tem como base o Ubuntu 20.04 LTS

Anunciado no início deste ano, juntamente com o lançamento do LMDE 4, o sistema operacional Linux Mint 20 será lançado até meados do ano e será baseado no próximo sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), com lançamento previsto para 23 de abril de 2020.

Linux Mint 20 “Ulyana” tem como base o Ubuntu 20.04 LTS

O projeto Linux Mint continua a tradição de nomear novos lançamentos do Linux Mint em ordem alfabética. Assim, eles revelaram hoje em seu boletim mensal que o Linux Mint 20 será apelidado de “Ulyana”.

Além de revelar o codinome, a equipe também confirmou o fato de que o Linux Mint 20 será lançado com os mesmos três sabores que usamos até agora, como Cinnamon, MATE e Xfce, além do fato de ser um sistema de 64 bits somente.

Nós já sabíamos que o Linux Mint 20 incluiria o ambiente de desktop Cinnamon 4.6, que oferece várias vantagens, como escala fracionária e a capacidade de escolher a frequência dos monitores no painel Configurações de vídeo.

A equipe de desenvolvimento também revelou hoje que a área de trabalho do Cinnamon 4.6 vem com um gerenciador de arquivos Nemo muito aprimorado que lida melhor com miniaturas. Assim, deve melhorar drasticamente o desempenho do gerenciador de arquivos sob E/S pesadas e em HDDs lentos.

Linux Mint 20 "Ulyana" tem como base o Ubuntu 20.04 LTS
Tema pink

Por último, o Linux Mint 20 promete dois novos esquemas de cores para o tema Mint-Y, a saber, Aqua e Pink, e uma nova ferramenta para compartilhar arquivos criptografados na rede local.

Linux Mint 20 "Ulyana" tem como base o Ubuntu 20.04 LTS
Tema Aqua

Outros detalhes

Baseada no Ubuntu 20.04 LTS, a próxima versão do Linux Mint será alimentada pelo kernel Linux 5.4 LTS, que será suportado até 2022. Nenhuma data de lançamento foi definida no momento.

Warpinator

A ferramenta para enviar arquivos pela rede local está quase pronta. Estamos analisando a criptografia de dados agora. Funciona bem, parece legal, mas ainda não temos um nome para isso.

Linux Mint 20 "Ulyana" tem como base o Ubuntu 20.04 LTS

Fim da vida útil

Da mesma forma, o projeto Linux Mint anunciou o fim da vida útil da série LMDE 3 em 1º de julho de 2020. A equipe pede aos usuários para atualizarem para o LMDE 4 o mais rápido possível.

Então, após essa data, os repositórios continuarão funcionando, porém, o lançamento não receberá mais correções de bugs e atualizações de segurança do Linux Mint.

Além disso, para atualizar o LMDE 3 para o LMDE 4, leia ” Como atualizar para o LMDE 4 “.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE Plasma 5.18.4 LTS traz mais de 40 correções

KDE Plasma 5.18.4 LTS traz mais de 40 correções

Veja os recursos já conhecidos do Kernel 5.7

Canonical corrige problema crítico do kernel no Ubuntu 19.10 e 18.04.4 LTS