Linux Mint 21.1 beta lançado com novo visual e outras novidades

Linux Mint 21.1 beta lançado com novo visual e outras novidades

A equipe desenvolvedora do Linux Mint acaba de publicar novas informações sobre o projeto. Agora, o Linux Mint 21.1 beta está disponível para testes e apresenta várias mudanças. É sempre importante lembrar que o Linux Mint 21.1 segue em fase de testes, e a versão lançada é considerada como “em desenvolvimento”. Desta forma, o Linux Mint 21.1 serve apenas para caça a bugs, testes e definições para o lançamento final da versão estável.

O que há de novo no Linux Mint 21.1 beta?

Como dito, a versão 21.1 beta do Linux Mint conta com diversas novidades. Dentre os destaques do lançamento, a equipe já cita que agora há um gerenciamento de softwares mais suaves, mas ao mesmo tempo também destaca ajustes visuais.

Suporte ao Flatpak nativamente chega ao Linux Mint

Agora, como parte de um processo de troca do snap para o flatpak, o Linux Mint 21.1 beta resolveu começar seus testes. Segundos a equipe do Linux Mint, o suporte do Mint ao Flatpak é total e não ha necessidade de nenhum software ou ajustes extras.

Novo gerenciamento de softwares

Como citado, uma nova experiência no gerenciamento de softwares está disponível no Linux Mint 21.1 beta. Assim, os usuários vão perceber uma mulher fluidez ao gerenciar softwares e também saberão se aquele pacote é do sistema ou se é um flatpak.

Além disso, os usuários do Linux Mint 21.1 beta poderão escolher qual versão instalar, se o fornecido pelos repositórios do sistema ou flatpak. Lembrando que a equipe já informou que todos os flatpaks serão atualizados imediatamente quando uma nova versão estiver disponível.

E tem mais, todos os novos flatpaks lançados no Flathub também estarão disponíveis nesta mesma central de aplicativos em tempo real, ou seja, lançou atualizou.

Requisitos do sistema Linux Mint 21.1 beta

Para quem quiser instalar e testar a versão beta 21.1 do Linux Mint, a equipe de desenvolvimento determinou alguns requisitos mínimos para que o sistema funcione adequamente:

  • 2 GB de RAM (4 GB recomendados para um uso confortável)
  • 20 GB de espaço em disco (100 GB recomendado)
  • Resolução de 1024×768 (em resoluções mais baixas, pressione ALT para arrastar as janelas com o mouse se elas não couberem na tela)

Por fim, lembre-se de que essa versão do Linux Mint 21.1 beta, em sua versão final terá suporte até 2027. A versão 21.1 é uma versão de longo tempo de suporte. Para mais informações consulte publicação no Blog do Linux Mint.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.