Linux Mint 21.2 “Victoria” já está disponível para download

Esta versão é baseada no Ubuntu 22.04 LTS e vem com os desktops Cinnamon 5.8, Xfce 4.18 e MATE 1.26.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Uma das distribuições mais esperadas acaba de chegar. A distribuição Linux Mint 21.2 “Victoria” apareceu nos espelhos estáveis do projeto em todo o mundo. Isso significa que um anúncio oficial será publicado em breve pelos desenvolvedores para notificar os usuários que desejam baixar a versão mais recente do Linux Mint. Então, na prática, o Linux Mint 21.2 “Victoria” já está disponível para download.

O Linux Mint 21.2 estava em teste beta público desde 21 de junho de 2023, o que deu aos desenvolvedores tempo suficiente para corrigir os problemas restantes e oferecer aos usuários uma versão estável e sólida. Assim como as versões anteriores, o Victoria está disponível nos ambientes de desktop Cinnamon, Xfce e MATE.

Esta é a segunda parcela da série Linux Mint 21. Isso significa que tem como base a série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte de longo prazo da Canonical. D mesma forma, possui a série de kernel Linux 5.15 LTS, que também tem para alguns anos.

Embora as edições Xfce e MATE incluam os mesmos ambientes de desktop Xfce 4.18 e MATE 1.26 que estavam presentes na versão anterior, a edição principal do Linux Mint com o ambiente de desktop Cinnamon atualizou para a versão mais recente do Cinnamon 5.8, que traz vários novos recursos e melhorias.

Para todas as edições, a versão Victoria também traz uma configuração global Dark Mode para oferecer suporte a aplicativos GTK4/libadwaita, suporte XDG Desktop Portal para fornecer aos usuários melhor compatibilidade com aplicativos Flatpak, bem como suporte para sessões Wayland e vários layouts de teclado na tela de login.

Linux Mint 21.2 “Victoria” já está disponível para download

Linux Mint 21.2 “Victoria” já está disponível para download

Além disso, esta versão atualiza a aparência da distribuição adicionando novos ícones de pasta com diferentes variantes de cores, melhora a consistência das dicas de ferramentas para que tenham a mesma aparência em diferentes aplicativos e áreas de trabalho, realinha os botões da barra de título e adiciona ícones simbólicos que se adaptam aos seus antecedentes.

Outras alterações incluem:

  • suporte completo para imagens HEIF e AVIF;
  • um aplicativo visualizador de documentos Xreader atualizado para oferecer suporte adequado a documentos do Adobe Illustrator;
  • um aplicativo visualizador de imagens Pix atualizado com uma rebase no visualizador de imagens gThumb 3.12.2;
  • e um aplicativo Gerenciador de software atualizado com um atualização atualizada da interface do usuário;
  • melhores algoritmos de pontuação/classificação e uma lista de pacotes ajustada.

Além disso, o aplicativo Warpinator recebeu suporte para as tecnologias Landlock e Bubblewrap. Assim, vai implementar o isolamento de pastas, bem como os patches de segurança mais recentes. Além disso, o suporte de descarregamento da GPU NVIDIA recebeu uma atualização para manipulação pela biblioteca libxapp e delegado ao switcheroo, que é usado pelo Cinnamon e Mint Menu.

Mais novidades

Como tem por base o Ubuntu 22.04 LTS, o Linux Mint 21.2 também é uma versão de suporte de longo prazo. Sendo assim, o suporte vai durar até 2027 com patches de segurança e atualizações de software. A próxima versão, Linux Mint 21.3, usará a mesma base de pacotes do Linux Mint 21.2.

Você pode baixar o Linux Mint 21.2 com desktops Cinnamon, Xfce ou MATE usando os links de download direto abaixo. Se você não quiser baixá-los antes de um anúncio oficial ocorrer nos próximos dias (assim que todos os espelhos oficiais estiverem sincronizados com o servidor principal de download), fique de olho no site do Linux Mint.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.