Linux Mint 21.3 Beta já está disponível para download com Cinnamon 6.0

Este lançamento apresenta uma sessão experimental do Wayland para a edição Cinnamon.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

A distribuição Linux Mint 21.3 Beta já está disponível para download com Cinnamon 6.0. Depois de confirmar que a versão beta do Linux Mint 21.3 chegará esta semana, a equipe do Linux Mint publicou agora as imagens ISO de todas as três edições do Linux Mint, que podem ser baixadas agora mesmo.

Linux Mint 21.3 tem o codinome “Virginia” e está planejado para lançamento no Natal de 2023. A versão beta está aqui para nos dar uma visão antecipada dos novos recursos e melhorias introduzidas pela equipe Linux Mint em sua popular distribuição baseada no Ubuntu.

Embora as edições Xfce e MATE do Linux Mint 21.3 provavelmente sejam muito chatas, a edição principal com o ambiente de desktop Cinnamon vem com algumas mudanças interessantes para os fãs do Linux Mint, como o melhor e mais recente lançamento de desktop Cinnamon 6.0 com suporte inicial para Wayland.

Linux Mint 21.3 Beta já está disponível para download com Cinnamon 6.0

O suporte do Wayland no Cinnamon vem na forma de uma sessão experimental “Cinnamon on Wayland” que você poderá ativar na tela de login após sair da sessão padrão, que ainda usa o servidor Xorg.

No entanto, a versão final do Linux Mint 21.3 ainda terá uma sessão experimental do Wayland, já que o líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, não acha que o Linux Mint precisa estar totalmente pronto para suporte ao Wayland antes de 2026, quando a série Linux Mint 23.x verá a luz. do dia, deixando-os dois anos para aperfeiçoar a sessão do Wayland.

Além da sessão experimental do Wayland, o ambiente de desktop Cinnamon 6.0 traz vários outros benefícios para a próxima versão do Linux Mint 21.3, como a capacidade de baixar ações do menu de contexto do botão direito para o gerenciador de arquivos Nemo da mesma forma que você baixa miniaplicativos Cinnamon, desklets, extensões e temas.

Para todas as três edições, o Linux Mint 21.3 traz aplicativos internos atualizados, como o aplicativo visualizador de TV Hypnotix, que recebeu a capacidade de salvar canais como favoritos e criar canais personalizados para que você possa usar o aplicativo sem qualquer lista de reprodução ou qualquer provedor de IPTV.

Reprodução de Vídeo

Além disso, a reprodução de vídeo do visualizador de imagens Pix foi aprimorada para levar em consideração a orientação do videoclipe e girá-lo automaticamente, a ferramenta de renomeação de arquivos em lote Bulky recebeu suporte para miniaturas e arrastar e soltar, e a tela de login do Slick Greeter agora permite que você configure o alinhamento da caixa de login.

Outra mudança interessante na versão Linux Mint 21.3 é a capacidade de usar o repositório de software instável “Romeo” para instalar recursos de ponta na distribuição, que serão implementados em versões futuras do Linux Mint. Devido a esta mudança, o PPA instável do Linux Mint será descontinuado.

Nos bastidores, o Linux Mint 21.3 ainda é baseado na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e é alimentado pela série de kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo. Linux Mint 21.3 receberá atualizações de segurança até 2027.

Você pode baixar a versão beta do Linux Mint 21.3 agora mesmo nos espelhos oficiais com link abaixo. Um anúncio oficial será feito pela equipe Linux Mint nos próximos dias.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.