Depois de muito falado, aparece pela primeira vez a famosa Tela Azul da Morte para o Linux Panic. É uma espécie de solução para o pânico DRM e vir com uma solução de “Tela Azul da Morte” para drivers DRM/KMS, o Linux 6.10. Portanto, o kernel está introduzindo uma nova infraestrutura de manipulador de pânico DRM para ser capaz de exibir uma mensagem quando ocorre um pânico.
Isso é especialmente importante para aqueles que constroem um kernel sem suporte a VT/FBCON onde, caso contrário, a visualização da mensagem de pânico do kernel não está facilmente disponível.
Com o Linux 6.10, o código inicial do DRM Panic chegou, bem como a conexão do suporte ao driver DRM/KMS para os drivers SimpleDRM, MGAG200, IMX e AST. Há um trabalho em andamento para estender o suporte ao DRM Panic para outros drivers que provavelmente veremos nos próximos ciclos do kernel para um suporte mais generalizado.
Linux Panic estreia “Tela Azul da Morte”
Para aqueles curiosos sobre como o DRM Panic pode ser em ação, o engenheiro da Red Hat Javier Martinez Canillas compartilhou uma foto do DRM Panic “Blue Screen of Death” em ação. Um computador de placa única BeaglePlay foi usado e Javier postou para Mastodon de um exemplo de implementação:
É simples e direto ao ponto. Ele pode ser estendido no futuro, com alguns sistemas operacionais tendo olhado para códigos QR para mensagens de erro do kernel e outros esforços para apresentar mais informações técnicas enquanto ainda são fáceis de usar.
No Linux 6.10+ com plataformas com suporte ao driver DRM Panic, essa funcionalidade “Blue Screen of Death” pode ser testada através de uma rota como echo c > /proc/sysrq-trigger.