A princípio, embora o Linux não esteja imune a invasões, no uso diário, ele ainda fornece um ambiente mais seguro do que o Windows. Aqui estão 4 razões pelas quais é seguro usar o Linux.
1. Várias distribuições, ambientes e componentes do sistema
Desenvolvedores de aplicativos têm dificuldades em desenvolver para o Linux pois há muitas versões para acompanhar. Igualmente, o mesmo desafio é enfrentado por criadores de malwares. Qual a melhor maneira de se infiltrar no computador de alguém? Você esconde código malicioso no formato DEB ou RPM? Essas são algumas das considerações que os invasores têm de fazer.
Além do mais, você pode tentar explorar uma vulnerabilidade no servidor Xorg ou um gerenciador de janelas em particupar, apenas para descobrir que os usuários têm algo mais instalado.
2. Lojas de aplicativos e gerenciadores de pacotes protegem usuários do Linux
Sistemas de gerenciamento de pacotes tradicionais do Linux colocam mantenedores e revisores de aplicativos entre usuários e sua fonte de software. Assim, contanto que você baixe todos os seus softwares dessas fontes confiáveis, é improvável que você se depare com algo malicioso.
Dessa forma, evite copiar e colar instruções via linha de comando para instalar software, especialmente quando você não sabe exatamente o que o comando está fazendo e você não tem certeza da fonte.
3. Tecnologias mais novas ativamente consideram a segurança
Novos formatos de aplicativos, como o Flatpak e o Snap, introduzem permissões e “caixas de areia”, limitando o que aplicativos podem acessar. Além disso, o novo servidor de exibição Wayland consegue impedir aplicativos de fazer capturas de tela e gravar o que acontece na mesma, tornando-o mais difícil de explorar.
4. O código fonte é aberto para qualquer um ler – e isso certamente torna o Linux mais seguro
A principal vantagem do Linux vem da possibilidade de leitura de seu código fonte. Já que o Linux é open source em vez de proprietário, você não tem que se preocupar com o desktop trabalhando contra você, agindo como um software espião ou sofrendo com brechas que não foram divulgadas por razões comerciais.
Assim, mesmo que você não consiga entender nada do código, você pode ler posts ou relatórios de pessoas que entendam.
Afinal, você gostou de conhecer esses pilares que mostram porque é seguro usar o Linux?
Não deixe de compartilhar!
Fonte: Make Use Of
Leia também: Como deixar o Linux mais seguro! Evite correr riscos com dicas simples!