5 razões para proteger seu sistema Linux com um antivírus

5-razoes-para-proteger-seu-sistema-linux-com-um-antivirus

Ainda existem muitos usuários do sistema Linux que vivem com a impressão de que, como usuário de Linux, você realmente não precisa de um sistema antivírus. Bom, não é bem assim e, te mostraremos 5 razões para proteger seu sistema Linux com um antivírus.

Usuários do Linux

Ainda são poucos os usuários do sistema Linux. Talvez por isso que não existem muitos vírus e malware projetados para atingir esses usuários. O modelo de segurança é diferente e o sistema é mais robusto. Por exemplo, para fazer alterações significativas no sistema, você teria que obter acesso administrativo. Em outras palavras, não há operações executadas sem o consentimento do usuário. Daí a sensação que muitos têm de que não precisam de um antivírus em seu dispositivo com Linux.

Ainda assim, o fato de você ter menos probabilidade de pegar vírus ou malware em seu dispositivo não significa que isso nunca possa acontecer. Além disso, não precisa nem prejudicar você, mas também os outros. Por isso, há alguns motivos para que você utilize antivírus mesmo no Linux.

5-razoes-para-proteger-seu-sistema-linux-com-um-antivirus

Motivos para proteger seu sistema Linux com um antivírus

Redes de ambiente misto

Embora a máquina que usa Linux tenha menos probabilidade de ser afetada por um vírus, ela pode ser usada para espalhar o vírus para outras máquinas que usam Windows ou macOS. Como proprietário de uma empresa, você enfrentará um cenário em que há um grande problema e vazamento de informações. Mesmo que o vazamento não venha da máquina operacional Linux, uma vez que os dados confidenciais são comprometidos, não importa de quem foi a culpa.

Mesmo que você não seja o proprietário ou gerente, você tem a obrigação ética e moral de manter as coisas seguras de sua parte. Você não quer colocar em risco a segurança cibernética de seus amigos e colegas de trabalho. Agora, embora você possa ter dificuldade em encontrar um antivírus especializado em Linux, o que você pode encontrar é um software com forte suporte para a plataforma Linux. Dessa forma, você mantém todo o sistema seguro.

Servidores de correio e arquivos

Os servidores de arquivos Linux às vezes compartilham arquivos com outros sistemas operacionais. Nesse cenário, ter um antivírus capaz de verificar anexos maliciosos e links de phishing pode proteger imensamente os usuários finais. Algo semelhante acontece com servidores de arquivos Linux que compartilham arquivos com outros sistemas operacionais. Um antivírus pode verificar esses arquivos e garantir que tudo esteja limpo.

Lembre-se de que isso não significa que os outros dispositivos não precisem de sistemas antivírus próprios. O resultado final é que, como sistema, você está tão seguro quanto o seu dispositivo menos seguro. Isto é algo a que você deve prestar atenção especial e, se estiver colaborando com outros (ou gerenciando-os), algo em que você deve insistir.

Também vale lembrar que embora o Linux esteja menos exposto a ataques de ransomware, ele não está completamente imune a eles, por isso você quer aprender como manter seus backups.

Requisitos de conformidade

Imagine se você tivesse que especificar todas as especificações de hardware e todos os sistemas operacionais que as pessoas envolvidas pudessem usar. Em primeiro lugar, mesmo no seu formato mais simples, algumas destas leis demoram muito para serem aprovadas. Além disso, o panorama da cibersegurança evolui tão rapidamente que ninguém seria capaz de acompanhá-lo. Em outras palavras, independentemente de você ser um usuário Linux, seu empregador ou o órgão governamental que regula uma determinada atividade pode solicitar que você use certas medidas de proteção e até mesmo penalizá-lo em um cenário em que você não o faça.

Se a organização ou setor tiver o uso de antivírus listado como requisito (parte de seu protocolo de segurança), não importa qual sistema operacional você usa.

Aplicações de alto risco

O sistema é independente, mas as ferramentas que você usa para compartilhamento de arquivos e qualquer aplicativo que interage extensivamente com redes externas serão afetados de mais maneiras do que você espera.

Um antivírus fornece aquela camada extra de proteção na web. Oferece recursos de verificação em tempo real, análise comportamental e até verificação de vulnerabilidades. Veja bem, a principal proteção para sistemas Linux reside em manter todos os seus sistemas atualizados. A verificação de vulnerabilidades irá mantê-lo muito mais seguro.

Dispositivos IoT

Muitos dispositivos IoT são executados em distribuições Linux levese e esses dispositivos podem ser potencialmente vulneráveis a malware projetado para atingir esses ambientes. Claro, isso não os afeta diretamente, mas pode transformar o dispositivo em uma botnet. Também pode comprometer os dados que eles manipulam. Com a ajuda do antivírus certo, você pode proteger efetivamente esses dispositivos contra tais ameaças.

Agora, lembre-se de que apenas usar um antivírus raramente é suficiente; você também deseja atualizações regulares, um sistema de autenticação forte com muitas senhas exclusivas para dispositivos IoT e muito mais. Você também precisa segmentar a rede e isolar esses dispositivos IoT em redes separadas. Dessa forma, você limitará a propagação potencial de malware.