Fedora vai substituir Redis por Valkey

Fedora vai substituir Redis por Valkey

A distribuição Fedora vai substituir Redis por Valkey. Em abril, notei que o Fedora estava considerando substituir o Redis pelo Valkey, dadas as mudanças de licenciamento de software Redis upstream. No Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) de ontem, eles já assinaram a substituição de Redis por Valkey.

O Valkey é um fork do Redis iniciado pela Linux Foundation em março, após a mudança do Redis para uma política de licenciamento disponível de fonte dupla para versões futuras.

Valkey está mantendo uma licença BSD 3-clause para este fork do Redis 7.2.4. A Valkey sob a administração da Linux Foundation está sendo apoiada pela Amazon/AWS, Google Cloud, Oracle, Snap e outras grandes organizações.

Fedora vai substituir Redis por Valkey

Após semanas de debate e testes de novos pacotes RPM Valkey, o FESCo do Fedora agora aprovou a substituição do Redis pelo Valkey. A partir do Fedora 41, o Redis será substituído pelo Valkey.

Um pacote de compatibilidade “valkey-compat” o tornará amplamente transparente para os usuários do Fedora que atualmente dependem do Redis. As unidades systemd Valkey também terão aliases para facilitar a migração do Redis para o Valkey.

Aqueles que desejam aprender mais sobre o fork de armazenamento de dados em memória Valkey do Redis podem fazê-lo no site do projeto via Valkey.io.