O criador do Calibre, Kovid Goyal, lançou uma nova versão principal deste popular software de gerenciamento de e-books de código aberto, o Calibre 6.0, que apresenta novos recursos interessantes. De acordo com o anúncio, o Calibre 6.0 foi lançado com pesquisa de texto completo e suporte ARM64 no Linux, além de Qt6 Port.
A versão Calibre 6.0 é a primeira a ser portada para a mais recente estrutura de aplicativos de código aberto Qt 6, oferecendo aos usuários uma interface mais moderna e provavelmente um desempenho mais suave. Isso significa que o Calibre não suportará mais CPUs de 32 bits, pois o Qt 6 não os suporta e que alguns plugins de terceiros podem não funcionar até que também sejam portados para o Qt 6.
Outro novo recurso importante da versão Calibre 6.0 é a pesquisa de texto completo, já que o Calibre agora é capaz de indexar o texto completo dos livros em sua biblioteca. Você pode usar o recurso de pesquisa de texto completo para pesquisar palavras dentro de qualquer livro clicando no botão FT na borda esquerda da barra de pesquisa.
Calibre 6.0 lançado com pesquisa de texto completo e suporte ARM64 no Linux
Também há ótimas notícias para os usuários de ARM, pois o Calibre 6.0 é o primeiro lançamento a suportar a arquitetura de CPU ARM64 (AArch64) no Linux. Isso significa que você finalmente poderá instalar seu gerenciador de e-books favorito em seu computador Raspberry Pi (ou uma placa semelhante) executando uma distribuição ARM64.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Calibre 6.0 traz um firmware atualizado para o driver Kobo, melhora o Modo Escuro para permitir que você o controle através de Preferências > Aparência em Configurações, de onde você também pode escolher diferentes temas de ícones para os modos claro e escuro, e adiciona uma nova opção no download de metadados da Amazon para preferir a edição Kindle quando houver vários resultados de tipos de livro na pesquisa.
Mais novidades do Calibre 6.0
O Calibre 6.0 também adiciona um botão “Ler em voz alta” nos controles do visualizador para permitir que você leia livros em voz alta a partir da página atual por meio de mecanismos de conversão de texto em fala, adiciona uma nova opção “Adicionar suas próprias colunas” em Preferências permite personalizar como “sim As colunas ” e “no” são exibidas e adiciona automaticamente as tags presentes na entrada de adicionar tags ao clicar no botão OK.
Além disso, agora é possível usar as URLs do Calibre calibre:// para realizar várias ações, como criar links para livros individuais ou locais dentro de livros que podem ser acessados de outros aplicativos.
Como esperado, várias novas fontes de notícias foram adicionadas e várias outras foram aprimoradas, e alguns bugs foram corrigidos. Para mais detalhes, confira as notas de lançamento no site oficial, de onde você também pode baixar o lançamento do Calibre 6.0 como binários para sua distribuição GNU/Linux.