O Google acaba de anunciar a versão beta do navegador Chrome 76. E ele vem com algumas novidades interessantes. O Chrome 76 permite modo escuro e dificulta uso do Flash. Lembramos que houve na semana passada o lançamento do Chrome 75. o Adobe Flash já vem enfrentando problemas nos navegadores há algum tempo. Agora, o Google Chrome 76 agora suporta a consulta de mídia “Preferred-colour-scheme”. Ela pode ser usada se você quiser implementar um modo escuro para um site da Web para corresponder a qualquer tema/modo escuro do dispositivo/sistema operacional.
Além do Chrome 76 permitir modo escuro e dificultar uso do Flash também traz:
- melhorias para a API de pagamentos;
- vários aprimoramentos para aplicativos da Web progressivos;
- vários aprimoramentos de animação;
- suporte para imagens com a API da área de transferência assíncrona;
- várias adições de JavaScript;
- novos recursos para WebRTC e outras inclusões de desenvolvedor;
- API de dispositivos WebXR.
Sobre o bloqueio ao Flash
Não são apenas itens individuais do Flash bloqueados por padrão. Porém, agora todo o recurso do navegador também está desativado por padrão. Então, se você optar pela versão beta e acessar chrome: //settings/content/flash, verá a configuração “Ask First” desativada em vez de ativada. Assim, a opção de usar o Flash poderá ser ativada.
Chrome Incognito mode has been detectable for years, due to the FileSystem API implementation. As of Chrome 76, this is fixed.
Apologies to the "detect private mode" scripts out there. ? pic.twitter.com/3LWFXQyy7w— Paul Irish (@paul_irish) June 11, 2019
Outro ajuste um tanto encoberto: o desenvolvedor do Google Chrome, Paul Irish, diz que os sites não poderão mais detectar quando seu navegador Chrome estiver no modo de navegação anônima. Esse será um problema para sites como o do jornal The New York Times, que usam esses esquemas de detecção. Eles fazem isso para evitar que você leia um número infinito de histórias gratuitas – e levá-lo a pagar por uma assinatura.
Há também um aprimoramento intrigante para o Dark Mode em si. Agora, os desenvolvedores da Web podem programar seus sites para exibir automaticamente uma versão escura do site aparentemente apenas adicionando um pouco de código extra.
A versão estável (não beta) do Chrome 76 está agendada para 30 de julho. Contudo, se você deseja conhecer todas as mudanças em detalhes, acesse o site Chromium.org.