A rotina diária, seja do trabalho ou de casa, às vezes, nos exige gravar a tela do nosso computador, para levar uma informação adiante, ou simplesmente solicitar alguma ajuda. Para isso, precisamos de um bom software de screencasting. Neste artigo, te apresentamos 10 excelentes softwares gratuitos e de código aberto para screencasting para você usar no seu dispositivo Linux.
Screencasting
Um screencast é uma gravação digital da saída da tela do computador, geralmente com narração em áudio. É, basicamente, uma gravação de tela. O software de screencasting faz uma série de capturas de tela de um aplicativo em execução, registrando as ações do usuário e criando um arquivo de vídeo.
Os filmes podem ser produzidos em uma variedade de formatos diferentes. Esse tipo de software ganhou destaque pelo aplicativo comercial do Windows, Lotus ScreenCam, em 1994, seguido pelo TechSmith Camtasia e Adobe Captivate. Os screencasts têm uma ampla variedade de usos. Esse tipo de software também costuma ser usado para demonstrar sistemas operacionais, ações de software, recursos do site, solução de problemas e avaliação de habilidades técnicas.
As coisas mudaram desde a última vez que abordamos o software de screencasting. O objetivo deste artigo é identificar um software de screencasting de código aberto de alta qualidade que facilite a criação de screencasts. Graças a este software, qualquer pessoa pode fazer seus próprios vídeos.
Para fornecer uma visão sobre a qualidade do software disponível, o pessoal do Linux Links elaborou uma lista de 10 ferramentas de screencasting Linux. Todas essas ferramentas são lançadas sob uma licença livremente distribuível. Excelentes softwares, que você pode visualizar na imagem incorporada abaixo. Logo em seguida, uma breve descrição de cada um deles.
Ferramentas screencasting
- OBS Studio: Solução completa de gravação de vídeo e transmissão ao vivo;
- GPU Screen Recorder: Minimiza o desempenho do sistema gravando usando apenas a GPU
- vokoscreenNG: Criador de screencast fácil de usar;
- Kooha: Aplicativo simples baseado em GTK para “gravar sua tela com elegância”;
- Screenkey: Software de screencasting inspirado no Screenflick;
- FFmpeg: Grave, converta e transmita áudio e vídeo;
- Peek: Gravador de tela GIF animado;
- SimpleScreenRecorder: Criador de screencast fácil de usar;
- Screen Studio: Streaming facilitado;
- Kazam: Interface bem projetada e fácil de usar.
Esperamos que um dos softwares elencados acima supra sua necessidade. Todos são excelentes e podem entregar justamente aquilo que você espera de um bom gravador de tela. Não perca mais tempo e instale-os agora mesmo no seu Linux.