Conheça 10 pequenas ferramentas de imagem impressionantes gratuitas e de código aberto

conheca-10-pequenas-ferramentas-de-imagem-impressionantes-gratuitas-e-de-codigo-aberto

Quando falamos em ferramentas gráficas, geralmente se lembra apenas de ferramentas pesadas do Linux, como GIMP, Shotwell, digiKam, Inkscape e Krita. No entanto, existem muitas outras ferramentas gráficas de código aberto que merecem atenção. Neste artigo, você conhecerá 10 pequenas ferramentas de imagem impressionantes gratuitas e de código aberto.

Ferramentas gráficas

O Linux oferece uma gama vasta de pequenos utilitários de código aberto que executam funções que vão do simples ao elaborado. É a qualidade e a seleção dessas ferramentas que ajudam o Linux a se destacar como um ambiente produtivo. Um bom utilitário coopera com outros aplicativos, integrando-se perfeitamente.

Embora as ferramentas de linha de comando sejam muito úteis para atualizar, configurar e reparar um sistema, seus benefícios não se limitam apenas à administração do sistema. A maioria dos aplicativos apresentados neste artigo são ferramentas de linha de comando. Eles consomem poucos recursos do sistema, são rápidos e eficientes, não dependem de um sistema de janelas e são ótimos para integração com outros aplicativos e scripts.

O termo leve é para se referir a um aplicativo mais simples ou mais rápido que seus equivalentes. Frequentemente, a maneira mais fácil de persuadir os usuários a atualizar para a versão mais recente é adicionar novos recursos sofisticados. Isso acontece com software de código aberto (em menor grau), e software gráfico de código aberto não está imune ao excesso de recursos.

Para fornecer uma visão sobre a qualidade do software disponível, o pessoal do Linux Links compilou um resumo de pequenas ferramentas de imagem que são extremamente úteis. Certamente, alguma dessas ferramentas deve servir bem para o que você busca.

conheca-10-pequenas-ferramentas-de-imagem-impressionantes-gratuitas-e-de-codigo-aberto

Ferramentas de imagem

Rembg: Uma ferramenta para remover fundos de imagens. Foi escrito em Python e publicado sob uma licença de código aberto. É uma ferramenta versátil. Ele pode ser executado na linha de comando e processar uma pasta inteira;
imgp: Redimensionar e girar arquivo de imagem em lote multi-core;
ExifTool: ExifTool é uma biblioteca e programa para ler e escrever metainformações em arquivos multimídia;
Durdraw: Editor de arte ASCII, Unicode e ANSI;
imagededup: Um pacote Python que simplifica a tarefa de encontrar duplicatas exatas e quase duplicadas em uma coleção de imagens;
pstoedit: Arquivos PostScript e PDF para conversor de gráficos vetoriais editáveis;
potrace: Transforma bitmaps em gráficos vetoriais;
jhead: Manipule a parte sem imagem de arquivos JPEG compatíveis com Exif;
CropGUI: Interface gráfica do usuário para jpegtran;
pngcrush: Otimizador para arquivos PNG (Portable Network Graphics). É uma ferramenta de linha de comando.