Conheça 3 ótimas alternativas gratuitas e de código aberto para o Microsoft Remote Desktop

Imagem com a logomarca do Microsoft Remote Desktop com fundo vermelho

Nos últimos anos, houve uma mudança parcial da Microsoft para adotar o paradigma do software de código aberto. Por exemplo, parte do código deles é de código aberto. Eles também fizeram investimentos em desenvolvimento Linux, tecnologia de servidor e organizações, incluindo a Linux Foundation e a Open Source Initiative. No entanto, seus softwares são proprietários e não estão disponíveis para Linux. Mas, felizmente, temos excelentes alternativas aos softwares da empresa. Neste post, por exemplo, você conhecerá 3 ótimas alternativas gratuitas e de código aberto para o Microsoft Remote Desktop.

A Microsoft e o software livre

A Microsoft fez aquisições como a Xamarin para ajudar no desenvolvimento de aplicativos móveis, e o GitHub, um repositório de código extremamente popular para desenvolvedores de código aberto. E eles fizeram parceria com a Canonical, os desenvolvedores da popular distribuição Ubuntu. Mas muitos desenvolvedores continuam extremamente céticos sobre a Microsoft e sua aparente mudança para adotar o código aberto.

A ferramenta Microsoft Remote Desktop Connection (RDC) permite que você se conecte de longe. Por meio do RDC, você pode acessar remotamente vários computadores pela mesma rede, estejam eles em casa ou no seu escritório. O RDC não está disponível para Linux. Recomendamos as melhores alternativas gratuitas e de código aberto. Abaixo, três softwares elencados pelo pessoal do Linux Links.

  • Remmina

Remmina (anteriormente conhecido como Grdc) é um cliente de conexão de área de trabalho remota que pode visualizar e controlar uma sessão de área de trabalho em execução em outro sistema. Ele pode se conectar a uma plataforma VNC (usando libvncserver0), bem como a servidores de terminal Windows (com rdesktop).

  • RustDesk

RustDesk é um desktop remoto que permite a manutenção de computadores e outros dispositivos. O software visa simplicidade e facilidade de uso, sendo projetado para funcionar imediatamente. Se você quiser acessar computadores por uma rede pública, normalmente é necessário um intermediário. O RustDesk usa um servidor de rendezvous/relay que conhece o ID dos clientes e como contatá-los.

O RustDesk fornece seus próprios servidores de relay sem nenhum pagamento, que são hospedados em servidores privados virtuais, mas você também pode configurar o seu próprio, o que permite que você projete sua infraestrutura remota.

  • Veyon

Veyon é um software de código aberto que permite monitorar e controlar um grupo de computadores (por exemplo, salas de aula) em um computador central (por exemplo, o computador de um instrutor) e usar vários recursos e modos. O Veyon pode ser usado transparentemente em diferentes ambientes.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile