Acaba de chegar o novo Blender 4.2! O Blender 4.2 marca a mais nova versão de suporte de longo prazo (LTS) para esta solução de modelagem 3D de software livre que desenvolveu muitos seguidores em toda a indústria. Então, conheça o novo Blender 4.2 LTS! Programa tem composição acelerada por GPU e Intel OIDN em GPUs AMD.
O Blender 4.2 é um lançamento empolgante com muitos novos recursos, incluindo mais trabalho de aceleração de GPU em diferentes áreas.
Alguns dos destaques do Blender 4.2 incluem:
- A composição para renderizações finas agora pode ser acelerada pela GPU! A opção está disponível por meio de configurações e se o uso de composição de renderização de CPU ou GPU deve produzir os mesmos resultados com variação mínima. A nova opção de composição da GPU está dentro do painel de configurações “Desempenho”.
- O compositor de renderização também foi reescrito para melhorar o desempenho – tanto quanto “várias vezes mais rápido do que antes”. Essas melhorias são para o compositor baseado em CPU.
- Desempenho mais rápido para operações de “desfazer” graças ao compartilhamento implícito.
- A renderização da GPU Intel com o mecanismo Cycles agora suporta fallback de memória do host.
- Open Image Denoise agora é acelerado por GPU em GPUs AMD no Windows e Linux.
- Melhora na renderização do cabelo.
- EEVEE agora usa ray-tracing de espaço de tela para cada BSDF.
- O nó Sample UV Surface agora é 10~20x mais rápido em malhas grandes.
- O editor de texto do Blender agora tem suporte para realce de sintaxe GLSL.
- O código de renderização do Blender agora tem suporte para a transformação de visualização Khronos PBR Neutral.
Blender 4.2 LTS tem composição acelerada por GPU e Intel OIDN em GPUs AMD
O Blender 4.2 pode ser baixado do Blender.org. Mais detalhes sobre todas as mudanças do Blender 4.2 através das notas de versão. Terei alguns novos benchmarks do Blender em CPUs e GPUs em breve.