Conheça o Sapling SCM, um sistema de controle de origem multiplataforma

Imagem com desenho Sapling

Se você ainda não conhece o Sapling SCM, saiba que ele é um sistema de controle de origem multiplataforma, altamente escalável e compatível com Git. Neste post, você conhecerá um pouco mais sobre essa ótima ferramenta.

Sapling SCM

O objetivo do Sapling SCM é fornecer interfaces poderosas e fáceis de usar para os usuários, bem como extrema escalabilidade para lidar com repositórios contendo muitos milhões de arquivos e muitos milhões de confirmações. Ele é um software gratuito e de código aberto.

Imagem exemplificando o uso do Spling

Os recursos do Sapling SCM incluem:

O cliente Sapling: A linha de comando sl do lado do cliente e a interface web para usuários interagirem com o Sapling SCM. Ele era originalmente baseado no Mercurial.

Mononoke: Um servidor de controle de fonte distribuído altamente escalável. Ainda não suportado publicamente, OSS é compilável para experimentação não suportada.

EdenFS: Um sistema de arquivos virtual para verificar com eficiência grandes repositórios. Embora seja usado em produção dentro do Meta, ainda não é suportado para uso externo. As compilações do OSS no GitHub Actions estão disponíveis para experimentação sem suporte. O EdenFS acelera as operações em grandes repositórios ao preencher apenas os arquivos do diretório de trabalho sob demanda, conforme são acessados. Isso torna as operações checkout muito mais rápidas, em troca de um pequeno impacto no desempenho ao acessar novos arquivos pela primeira vez. Isso é bastante benéfico em grandes repositórios, onde os desenvolvedores geralmente trabalham apenas com um pequeno subconjunto do repositório por vez.

Mais do Sapling

Sapling é escrito em Rust e Python. Ele torna o desenvolvimento mais fácil do que nunca, simplificando fluxos de trabalho comuns de controle de origem e fornecendo interfaces de usuário fáceis de usar, ao mesmo tempo em que se adapta aos maiores repositórios do mundo.

O cliente Sapling também oferece suporte à clonagem e interação com repositórios Git e pode ser usado por desenvolvedores individuais para trabalhar com o GitHub e outros serviços de hospedagem Git.

O Sapling fornece métodos convenientes para empilhar, iterar e enviar seu trabalho para revisão de código. Ele remove o incômodo de branches e o temido estado “HEAD desanexado”.

Resumo

Concluindo, como já falamos anteriormente, o Sapling SCM é um sistema de controle de origem multiplataforma, altamente escalável e compatível com Git. Seu objetivo é fornecer interfaces poderosas e fáceis de usar para os usuários, bem como extrema escalabilidade para lidar com repositórios contendo muitos milhões de arquivos e muitos milhões de confirmações.

Via: Linux Links