Conheça o Showtime, um reprodutor de mídia GNOME

Imagem com interface do Showtime

Você já deve saber que o Totem é atualmente o player de vídeo padrão do GNOME. É considerado um Core App. No entanto, parece que o Showtime pode substituir bem o Totem e se tornar o reprodutor de mídia padrão do seu GNOME.

O Showtime

O Showtime é anunciado como um reprodutor de mídia que permite que você assista a vídeos sem nenhuma distração. Ele usa o framework GStreamer para reprodução de vídeo e áudio.

O Showtime também usa GTK4/libadwaita para entregar uma interface de usuário moderna e imersiva com um design responsivo que também se adapta perfeitamente a diferentes tamanhos de tela, incluindo celular e tablet.

Instalação

O pessoal do Linux Links avaliou o Showtime usando o Manjaro, uma distribuição baseada em Arch, bem como o Ubuntu. Com o Manjaro, o Pamac (ferramenta de instalação front-end do Manjaro) permite instalar o Showtime a partir do Arch User Repository (AUR).

Imagem com interface do Showtime

O pacote é criado sem problemas. Eles também experimentaram o Flatpak Nightly.

$ flatpak remote-add --if-not-exists gnome-nightly 
$ flatpak install gnome-nightly org.gnome.Showtime.Devel

Em operação

Na imagem de capa desse post, uma imagem do que você verá ao iniciar o Showtime. É um modelo de simplicidade. Até mesmo o ícone de hambúrguer só oferece a capacidade de escolher um arquivo e mostrar os atalhos de teclado.

Abaixo está uma captura de tela de um vídeo sendo reproduzido.

Print do Showtime

Ao assistir a um vídeo, você verá uma janela sem bordas. Os controles do player e da janela são sobrepostos na tela quando você move o mouse nas janelas. Quando você reproduz um vídeo, a janela é sem bordas, e os controles do player e da janela são sobrepostos na tela. O software oferece controles de reprodução simples que desaparecem quando você está assistindo.

Há a opção de mostrar um vídeo em tela cheia e alterar a velocidade de reprodução (escolha entre 0,5x, 1,0x, 1,25x, 1,5x e 2,0x). Há também suporte para faixas de legendas e reprodução repetida. O Showtime lembra convenientemente sua posição entre as sessões para que você possa fechar o programa, reabri-lo e continuar assistindo de onde parou. Também podemos pular para frente/para trás em incrementos de 10 segundos.

Resumo

O Showtime é um media player simples, mas funciona bem. Com vídeos 4K, tivemos que mudar para o Flatpak Nightly, pois o tempo de execução do GNOME 46 ainda não inclui o Gstreamer 1.24. Com o Flatpak Nightly, a decodificação 4K foi muito boa, cortesia da decodificação de hardware.

A funcionalidade é bastante básica; esperamos que funcionalidades adicionais sejam adicionadas com mais desenvolvimento. Esse software é atualmente um projeto de incubadora, o que significa que está sendo considerado para o GNOME Core.

Via: Linux Links