O AlmaLinux é um dos sistemas operacionais que surgiram após o fim da versão estável gratuita do CentOS, que foi trocado pelo CentOS Stream. Agora, a distribuição anuncia e torna público o ALBS, que vem a ser a sigla para o AlmaLinux Build System. Ele é usado para construir os lançamentos recentes do AlmaLinux 8.6 e AlmaLinux 9.0 em todas as arquiteturas suportadas.
O objetivo do AlmaLinux tornar público seu sistema de compilação destina-se a gerar maior transparência no projeto para descobrir mais detalhes sobre compilações de pacotes, bem como o que está sendo compilado no momento, logs de compilação e muito mais. Os desenvolvedores do AlmaLinux esperam que a abertura do ALBS também impulsione uma maior colaboração e contribuições da comunidade usando este sistema operacional baseado em RHEL.
AlmaLinux anuncia acesso “ALBS” para seu sistema de compilação público
O código ALBS está disponível no GitHub enquanto, a partir de hoje, eles permitem acesso anônimo e somente leitura ao seu sistema de compilação implantado real. O acesso público ao seu sistema de compilação AlmaLinux ao vivo está disponível em build.almalinux.org . Isso é usado em suas arquiteturas de CPU suportadas de x86_64, AArch64, PowerPC PPC64LE e IBM s390x.
Outras novidades do AlmaLinux
A distribuição AlmaLinux também anunciou que está trabalhando para adicionar suporte SBOM para compilações de pacotes via integração CodeNotary e um sistema RBAC para permitir que mais mantenedores e contribuidores acessem seu sistema de compilação para compilar pacotes. Eles esperam ter ambos os itens concluídos em julho.
Enquanto isso, além do ALBS da AlmaLinux, eles estão analisando o suporte COPR, automatizando a construção e publicação de imagens de contêiner e VM e espaços de nomes de organização/SIG dentro do sistema de compilação.