Nova ISO Arch Linux

Arch Linux 2024.08.01: Novidades e melhorias

Este artigo detalha o lançamento da ISO do Arch Linux 2024.08.01, incluindo o kernel Linux 6.10.2 e um novo Arch Install 2.8.1.

Este artigo detalha o lançamento da ISO do Arch Linux 2024.08.01, incluindo o kernel Linux 6.10.2 e outras melhorias.

O Arch Linux, uma distribuição Linux respeitada e conhecida que segue um modelo de lançamento contínuo, lançou a nova imagem ISO 2024.08.01. Esta versão traz uma série de melhorias significativas e novos recursos, incluindo o kernel Linux 6.10.2.

Lançamento da ISO do Arch Linux 2024.08.01

A versão 2024.08.01 do Arch Linux foi lançada em 1º de agosto de 2024. A imagem pode ser gravada em um DVD, montada como um arquivo ISO ou escrita diretamente em uma unidade flash USB. É destinada apenas para novas instalações; um sistema Arch Linux existente pode sempre ser atualizado com pacman -Syu.

Kernel 6.10.2 presente na nova ISO do Arch Linux

Esta versão do Arch Linux é alimentada pelo kernel Linux 6.10.2. Isso deve proporcionar um impulso na detecção de hardware, especialmente em dispositivos mais novos, mas também nos mais antigos, onde as ISOs anteriores do Arch Linux não detectavam alguns de seus componentes.

O Linux 6.10.2 traz muitos recursos novos e melhorias significativas. Entre os destaques estão a introdução de um novo sistema de chamada mseal() para vedação de memória, suporte para a linguagem Rust para a arquitetura RISC-V, suporte para compressão Zstandard para o sistema de arquivos EROFS, suporte para pilha de sombras para a subarquitetura x32, criptografia e proteção de integridade TPM bus, e suporte inicial para a configuração de filtros PFCP (Packet Forwarding Control Protocol).

Além disso, o Linux 6.10.2 também traz melhorias de desempenho em várias plataformas através de AES-XTS mais rápido em CPUs modernas x86_64, balanceamento NUMA para páginas enormes transparentes de vários tamanhos (multi-size THPs / mTHPs) produzindo alguns benefícios de desempenho agradáveis, e suporte básico para bpf_wq que dá aos programas BPF a capacidade de usar filas de espera no kernel.

Arch Install 2.8.1

Esta versão também inclui o instalador baseado em menu Archinstall 2.8.1 que traz algumas mudanças interessantes para uma melhor experiência de instalação. Os destaques incluem suporte experimental LVM (Logical Volume Manager), que estará disponível ao escolher um layout de particionamento padrão, perfil de desktop Hyprland atualizado com suporte para mais aplicativos, partição raiz do tipo GUID como padrão e novo tamanho de partição raiz padrão de 20 GB até 50 GB no máximo.

Se você ainda não instalou o Arch Linux acesse a página do projeto e baixe a nova ISO. E se precisa temos um post sobre como instalar o Arch Linux no PC.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile