O Fedora 40 está trazendo algumas mudanças significativas, especialmente para a opção KDE Plasma. Com 2024 no horizonte, é hora de considerar o que está reservado para o Fedora 40, e há muito a ser esperado.
Novidades no Fedora 40
Primeiramente, o Fedora 40 será lançado com o KDE Plasma 6, repleto de recursos do Qt 6 e KDE Frameworks 6. Esta atualização por si só será considerável, especialmente quando você souber que finalmente abandonará o X11 e adotará o Wayland como padrão.
Embora você já possa optar pelo Plasma Wayland com o KDE Plasma 5.27, ele ainda apresenta alguns bugs. No entanto, a expectativa é que todos esses bugs sejam corrigidos até a chegada da versão 40, para que o Plasma 6 funcione perfeitamente.
Mesmo com o X11 sendo abandonado no Fedora 40, os desenvolvedores deixaram claro que o suporte para aplicativos X11 também estará disponível com o KDE Plasma 6, graças ao Xwayland. Isso não significa que o KDE Plasma 5 para X11 continuará disponível.
De acordo com a documentação oficial, “A pilha do KDE Plasma é bastante grande e abrangente. O SIG não tem recursos para manter a pilha do KDE Plasma 5 além do tempo de foco do upstream. Seria também bastante complexo fazê-lo, exigindo muitos patches downstream para resolver os conflitos entre o Plasma 5 e o Plasma 6. A intenção do upstream é que o KDE Plasma 5 seja EOL logo após o lançamento do KDE Plasma 6, então seria muito difícil nos apoiarmos.”
Em outras palavras, uma vez que o Fedora 40 chegar, a única opção será o KDE Plasma 6.
Outras Novidades
O Fedora 40 também trará o novo instalador Anaconda WebUI, suporte ao kernel TLS para GnuTLS e DNF/RPM Copy on Write. Os desenvolvedores também planejam depreciar o libuser e remover o pacote passwd.