Em breve poderemos ter mais uma versão do Fedora voltado a empresas. Assim, avançam os planos em torno do novo Fedora Enterprise Linux Next (ELN) e detalhes foram compartilhados na semana com o processo de lançamento do CentOS Stream 10 em andamento, que acabará por formar a base do Red Hat Enterprise Linux 10. Sendo assim, o CentOS Stream 10 começa a ser desenvolvido e deve ficar pronto em 2024.
Os engenheiros da Red Hat estão “começando ativamente o processo de lançamento do CentOS Stream10 ” e uma importação em massa de todo o conteúdo do Fedora ELN para o CentOS Stream 10 é esperada para julho. A criação inicial da ramificação do CentOS Stream 10 no Gitlab para todos os pacotes no conjunto de pacotes de tempo de execução do Fedora ELN está prevista para a semana de 19 de julho.
O CentOS Stream não tem como objetivo divergir do Fedora até a ramificação do Fedora 40 em fevereiro próximo. O anúncio de sexta-feira observa: ”
Mais detalhes sobre esses planos iniciais em torno do Fedora ELN com CentOS O Stream 10 pode ser encontrado na lista de desenvolvimento do Fedora.
O CentOS Stream 10 acabará por formar a base do Red Hat Enterprise Linux 9. Se o tempo de RHEL 8 para RHEL 9 permanecer o mesmo para RHEL 9 para RHEL 10, é provável que o Red Hat Enterprise Linux 10.0 seja lançado em 2025. Uma versão de 2025 para Red O Hat Enterprise Linux 10 faria sentido, dado o tempo dos planos do CentOS Stream 10.
Espera-se que o RHEL 10 enviado sem suporte a GTK2, parar de enviar LibreOffice , provavelmente apenas Wayland com X11 não enviado como parte do sistema operacional, provavelmente aumentando a linha de base do nível de recurso da microarquitetura x86-64, potencialmente sendo apenas UEFI para inicialização para se livrar do suporte de BIOS herdado , e muitas outras atualizações e adições ao RHEL 9.