Um dos grandes anúncios deste ano em relação ao openSUSE foi o trabalho da equipe do YaST no D-Installer como seu instalador de sistema operacional de próxima geração. Esta semana eles publicaram um novo protótipo deste instalador com mais funcionalidades agora disponíveis. Sendo assim, o D-Installer do openSUSE adiciona LVM e configuração de criptografia de disco completo.
O D-Installer é o instalador SUSE de última geração (aberto) com sua interface baseada na Web para o front-end moderno. Além disso, exibe uma API D-Bus e uma interface CLI. Com o novo protótipo D-Installer, há uma nova tela para configurar a configuração de armazenamento de novas instalações SUSE (abertas).
Como todos sabem, o D-Installer é um novo aplicativo desenvolvido pela equipe do YaST que permitirá a instalação de qualquer sistema operacional SUSE (aberto) em qualquer máquina virtual ou física. Ele pode ser controlado por meio de uma API D-Bus, uma interface de linha de comando ou um moderno front-end da web.
Ele pode ser executado diretamente em qualquer sistema Linux e também pode ser executado como um contêiner. Portanto, você pode executar o D-Installer usando o ISO ao vivo que fornecemos para teste ou pode usá-lo no Tumbleweed atualmente instalado (por exemplo, para instalar o Leap Micro em outro disco) ou até mesmo como um contêiner em cima do Iguana.
D-Installer do openSUSE adiciona LVM e configuração de criptografia de disco completo
A partir daqui, o suporte foi restaurado para instalação com um Logical Volume Manager (LVM) e também a capacidade de realizar instalações criptografadas de disco completo. D-Installer suporta LUKS2 e no futuro planeja trabalhar em recursos como desbloqueio de criptografia de disco completo usando o módulo de plataforma confiável do sistema (TPM) e outras funcionalidades modernas.
SUSE D-Installer
O D-Installer também oferece uma experiência de usuário aprimorada em relação:
- ao gerenciamento de senha e usuário;
- correções de bugs;
- configuração adequada do bootloader agora em sistemas AArch64;
- e outros aprimoramentos.
Mais informações sobre o novo protótipo do SUSE D-Installer no blog do YaST.