Desenvolvedores Debian planejam remoção de mais pacotes não mantidos

Desenvolvedores Debian planejam remoção de mais pacotes não mantidos

Desenvolvedores Debian planejam remoção de mais pacotes não mantidos. Embora existam mais de 74k pacotes disponíveis no sistema de gerenciamento de pacotes do Debian para sistemas x86_64, nem todos os pacotes são bem mantidos e uma parte deles não vê nenhuma manutenção/atualização há anos. Os desenvolvedores Debian começaram recentemente a discutir como começar a remover mais desses pacotes não mantidos do repositório.

Recentemente, o desenvolvedor Debian Helmut Grohne iniciou a discussão de desenvolvimento do Debian sobre a remoção de mais pacotes do repositório instável. Ele argumentou a favor de uma remoção mais agressiva de pacotes não mantidos do repositório, dados os custos relacionados ao controle de qualidade, trabalho/complexidades adicionais ao lidar com grandes mudanças fundamentais no Debian e outros custos não triviais para manter pacotes antigos por perto.

Desenvolvedores Debian planejam remoção de mais pacotes não mantidos

Ao realizar uma consulta para automatizar alguns pacotes potencialmente para remoção, sob os critérios, eles são afetados por um bug RC que foi modificado pela última vez há mais de um ano, entre outros critérios. Foram encontrados mais de 300 pacotes com a consulta inicial.

Trazido para a discussão estava se os resultados do concurso de popularidade do Debian “popcon” deveriam ser parte da consideração para determinar pacotes que não são usados ou com instalações muito limitadas. A questão de saber se a decisão de remover pacotes antigos do Debian unstable deve ser mais automatizada ou não.

Nenhuma decisão firme foi tomada ainda, mas o líder do projeto Debian, Andreas Tille, resumiu a discussão atual no último post do Bits from the DPL de setembro. Tille concluiu suas observações sobre a discussão com:

“Eu adoraria que esta discussão levasse a remoções mais agressivas com as quais possamos concordar, sejam elas automatizadas, semiautomatizadas ou gerenciadas por uma pessoa que processa uma lista gerada automaticamente (apoiada por um procedimento objetivo). Para usar uma analogia: descobri que toda coleção de imagens melhora com a poda agressiva. Da mesma forma, estou convencido de que o Debian melhorará se removermos pacotes que não servem mais bem aos nossos usuários.”

Veremos finalmente quais ações são tomadas para remover alguns desses pacotes não mantidos no enorme repositório Debian.