Desenvolvedores do Fedora discutem uma ideia para usar U-Boot em sistemas BIOS x86

Fedora 41 visa suporte de webcam pronto para uso para laptops Intel mais recentes
Fedora 38 “Instalador simplificado” com o objetivo de facilitar as implantações de IoT

No ano passado, os desenvolvedores do Fedora e da Red Hat começaram a discutir a ideia de abandonar o suporte legado do BIOS e focar apenas nas plataformas UEFI. Assim, os desenvolvedores do Fedora discutem uma ideia para usar U-Boot em sistemas BIOS x86.

Havia um plano para depreciar o suporte do BIOS no Fedora 37 , mas acabou não acontecendo devido a alguns provedores de nuvem que ainda inicializavam VMs no modo BIOS e alguns sistemas com implementações de UEFI quebradas. 

Uma ideia foi levantada sobre a possibilidade de usar o U-Boot em sistemas BIOS x86 para fornecer uma experiência semelhante à UEFI da perspectiva do Fedora.Semelhante a como o U-Boot é usado no Fedora para ARM para fornecer um ambiente semelhante ao UEFI em vários destinos, o desenvolvedor do Fedora Neal Gompa levantou a ideia de possivelmente usar o U-Boot em sistemas BIOS x86 para preencher a lacuna em que o UEFI não pode ser usado diretamente. 

Para sistemas x86 sem suporte UEFI adequado, inicializaria o U-Boot para fornecer um ambiente semelhante ao UEFI para, por sua vez, inicializar o Fedora.

Desenvolvedores do Fedora discutem uma ideia para usar U-Boot em sistemas BIOS x86

Desenvolvedores do Fedora discutem uma ideia para usar U-Boot em sistemas BIOS x86

No momento, esta é apenas uma ideia sendo discutida na lista de discussão do desenvolvedor, mas pode ser uma nova solução para ajudar a preencher a lacuna de ainda executar o Fedora Linux em sistemas BIOS x86.Os curiosos podem ver a discussão atual na lista de desenvolvedores do Fedora

Será interessante ver se isso se materializa em uma prova de conceito e, finalmente, em uma proposta de mudança para uma versão futura do Fedora.

Fedora Onyx se tornará uma variante oficial do Fedora Linux imutável

Houve uma proposta para o Fedora Linux se tornar uma nova variante imutável do Fedora e agora foi aprovado pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) para acontecer no ciclo Fedora 39. O novo Fedora Onyx é uma variante imutável do Fedora Linux com o Budgie Desktop Environment. Isso é semelhante ao spin existente do Fedora Budgie que já existe, mas será uma variante imutável semelhante ao Fedora Silverblue e ao Fedora Kinoite baseado no KDE. Assim, o Fedora Onyx se tornará uma variante oficial do Fedora Linux imutável.

Os membros do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora votaram a favor da aprovação desta nova variante imutável.