O ambiente de desktop LXQt 2.0 vai ser uma das opções do Fedora 41. Uma proposta de mudança surgiu esta semana. Ela atualiza a oferta de desktop LXQt do Fedora para o recém-lançado LXQt 2.0 para a próxima versão do Fedora 41.
O LXQt 2.0 saiu em abril. Ele trouxe a porta de desktop Qt 6 inicial, melhor suporte ao Wayland. Além disso, possui uma série de outras melhorias para este ambiente de desktop de código aberto leve baseado em Qt. O suporte Wayland permanece experimental para LXQt 2.0.
Embora o desktop LXQt não tenha uma presença particularmente grande no espaço do Fedora, a proposta de mudança aberta esta semana é para obter o LXQt 2.0 todo empacotado para o Fedora 41.
Desktop LXQt 2.0 vai ser uma das opções do Fedora 41
Além de permitir que os usuários do LXQt tenham a área de trabalho atualizada, a outra motivação para obter o LXQt 2.0 no F41 é ter uma dependência de pacote a menos no repositório que requer o kit de ferramentas Qt 5 em fim de vida.
Mais detalhes sobre os planos LXQt 2.0 que estão aí, mas ainda precisam de aprovação pelo FESCo, estão na Wiki do Fedora.