Distribuição Linux não-GNU construída com software LLVM e BSD deve sair no próximo mês

Distribuição Linux não-GNU construída com software LLVM e BSD deve sair no próximo mês

Há quase dois anos está em desenvolvimento o Chima Linux como uma distribuição Linux “não-GPU”. Ela vem construída com o compilador LLVM Clang, aproveitando musl libc e geralmente contando com componentes de software de usuário BSD. Depois de muito trabalho para criar o Chimera Linux, bem como obter um desktop baseado em Wayland, o projeto está visando seu lançamento alfa no próximo mês. Em resumo, deve sair no próximo mês uma distribuição Linux não-GNU construída com software LLVM e BSD.

O desenvolvedor líder do Chimera Linux, Daniel Kolesa, apresentou na FOSDEM no último fim de semana nesta “distribuição BSD/LLVM do zero”. Chimera Linux desde que mudou o foco como uma distribuição Linux “BSD” tem contado com as ferramentas principais do FreeBSD, fazendo uso de LLVM/Clang em vez de GCC, e alcançou a inicialização automática no final de 2021. Para o gerenciador de pacotes, o apk do Alpine Linux está sendo usado.

Embora a maioria das distribuições Linux esteja usando o systemd, o Chimera Linux decidiu usar o Dinit e acredita-se que seja a primeira distribuição Linux a usá-lo por padrão. No ano passado, o Chimera Linux conseguiu que o moderno desktop GNOME rodasse sobre o Wayland.

Distribuição Linux não-GNU construída com software LLVM e BSD deve sair no próximo mês

Área de trabalho Chimera Linux que deve chegar com versão alpha no próximo mês.

Esta distribuição BSD/LLVM está atualmente visando seu lançamento alfa no final de fevereiro ou início de março. Espera-se que o período alfa dure de seis a 12 meses, enquanto outros recursos são resolvidos como um shim de compatibilidade libgcc para melhor compatibilidade binária do Linux, suporte para ativação D-Bus, proteção adicional do sistema e melhor documentação.

Daniel Kolesa vê sua criação BSD/Linux como “próxima da usabilidade” e espera que, com o lançamento alfa no início de março, esteja pronto para os primeiros usuários. Aqueles que desejam conhecer mais podem fazê-lo por meio do conjunto de slides em PDF e da gravação de vídeo FOSDEM 2023 incorporada acima. O site do projeto para aprender mais sobre esta interessante distribuição Linux é Chimera-Linux.org.