EndeavourOS dispensa o Xfce e usa KDE Plasma com o lançamento do Galileo

EndeavourOS dispensa o Xfce e usa KDE Plasma com o lançamento do Galileo

A distribuição Linux EndeavourOS dispensa o ambiente Xfce e usa KDE Plasma com o lançamento do Galileo. Além disso, o sistema baseado no Arch Linux agora é alimentado pela melhor e mais recente série de kernel Linux 6.6 LTS. Sendo assim, o EndeavourOS Galileo vem com algumas mudanças significativas para os fãs desta distribuição de lançamento contínua baseada em Arch Linux.

Além de ser alimentado pela melhor e mais recente série de kernel Linux 6.6 LTS , a maior mudança no EndeavourOS Galileo é a adoção do KDE Plasma como ambiente de desktop padrão em vez do Xfce para a sessão ao vivo e a instalação offline.

Os desenvolvedores explicam a mudança do Xfce para o KDE Plasma como uma forma de facilitar o desenvolvimento e a manutenção do EndeavourOS, pois eles têm uma experiência mais nativa com o instalador Calamares.

“Ao escolher a opção de instalação online, o Xfce ainda está lá como uma opção de escolha. Para quem gosta do tema Xfce que criamos, esta opção ainda estará disponível após a instalação através do aplicativo Welcome”, afirma Bryan Poerwo, desenvolvedor do EndeavourOS.
Esta grande mudança não afetará os usuários existentes do EndeavourOS, pois eles poderão continuar aproveitando a distribuição baseada no Arch Linux com seu ambiente de desktop favorito. Por outro lado, os desenvolvedores removeram as edições da comunidade Sway, Qtile, BSPWM, Openbox e Worm do instalador Calamares, pois não sobrou ninguém para mantê-las.

EndeavourOS dispensa o Xfce e usa KDE Plasma com o lançamento do Galileo

Além disso, o instalador do Calamares foi atualizado nesta versão para não permitir mais a instalação de mais de um dos ambientes de desktop suportados, na tentativa de evitar problemas com vários pacotes conflitantes após a instalação. Além disso, a tela de seleção de pacotes do Calamares foi reestruturada para ficar mais clara.

EndeavourOS

Outros novos recursos na versão EndeavourOS Galileo incluem criptografia de disco LUKS2 mais forte ao escolher systemd-boot usando argon2id, as permissões de partição EFI foram tornadas mais rigorosas, o fstab foi melhorado porque não é mais preenchido com padrões estranhos nas opções e os avisos do SELinux foram foram removidos durante a instalação para evitar confusão.

Por último, mas não menos importante, o aplicativo Welcome foi atualizado para suportar o ambiente de desktop KDE Plasma, pacotes relacionados ao Dracut foram adicionados ao Holdpkg para evitar serem removidos inadvertidamente, arquivos de chave LUKS não utilizados não são mais criados quando systemd-boot é selecionado e o layout correto do teclado alemão agora está selecionado por padrão para usuários que falam alemão.

O EndeavourOS Galileo está disponível para download agora mesmo no site oficial. No entanto, esta nova versão está aqui apenas para novas implantações, já que o EndeavourOS segue um modo de lançamento contínuo, o que significa que os usuários existentes precisam apenas atualizar suas instalações regularmente usando o comando sudo pacman -Syu.

Fonte 9to5Linux