O instalador existente do Anaconda baseado em GTK deve permanecer a experiência de instalação padrão para o Fedora 37 neste outono, mas uma proposta de mudança foi apresentada com a esperança de ter uma imagem de visualização pública para a interface baseada na web de próxima geração do Anaconda para instalações.
Foi anunciado no início deste ano que a Red Hat está trabalhando em uma interface de usuário baseada na web para o instalador Red Hat Enterprise Linux e Fedora “Anaconda“. Isso acabará substituindo a interface do instalador Anaconda baseada em GTK existente com a intenção de que a nova interface do usuário seja mais moderna e atualizada.
A interface do usuário da Web também se baseia no projeto Cockpit da Red Hat para uma boa integração e também pode ajudar com casos de uso de instalação remota e similares, graças ao fato de ser baseada em navegador.
Fedora 37 pode ter nova interface de instalação baseada na Web
A interface web do Anaconda está sendo construída usando o sistema de design de código aberto PatternFly e aproveitando o Cockpit. Para o Fedora 37, o plano é oferecer uma versão pública de uma imagem de instalação de pré-visualização com esta nova IU da Web do Anaconda com acesso remoto e local. A imagem de instalação também seria atualizada à medida que a interface do usuário de instalação amadurecesse:
“Nosso objetivo é ter a imagem disponível para download logo após o lançamento do F37 (para que a carga útil do tar possa conter o conteúdo final do lançamento do F37) e, em seguida, atualizada automaticamente em intervalos regulares. Dessa forma, o desenvolvimento bastante ativo da interface do usuário da Web será refletido na imagem de instalação atualizada, bem como em qualquer feedback e PRs da comunidade.”
Quanto aos benefícios do Anaconda Web UI, é falado como:
O layout da tela é baseado nas mais recentes diretrizes de design de UX, bem como testes de usabilidade da nova interface e extenso trabalho de maquete.
Também há melhorias na experiência do desenvolvedor devido à tecnologia de interface do usuário mais moderna e mais convencional escolhida e às poderosas ferramentas de teste do Cockpit (teste de unidade rico, bem como estrutura de teste de pixel).
A propriedade stateless da interface do usuário da Web permite quase um estilo de codificação ao vivo de desenvolvimento de interface do usuário. Isso deve facilitar o trabalho na interface do usuário da Web do Anaconda não apenas para a equipe do Anaconda, desenvolvedor de complementos, mas também para todos os contribuidores interessados.
O acesso remoto à interface do usuário da Web também deve fornecer uma experiência muito melhor do que o suporte de instalação de GUI remoto baseado em VNC lento e ineficiente que o Anaconda tem hoje.
Devido à não necessidade de renderização local, instalações de GUI controladas remotamente em um hardware restrito com imagens de instalação mínimas devem se tornar possíveis.
A proposta de mudança do Fedora ainda precisa ser formalmente aprovada pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo), mas considerando que esta solicitação de mudança é apenas para oferecer uma imagem de visualização para um recurso que está sendo trabalhado pelos engenheiros da Red Hat, é uma aposta segura que isso de fato, todos se unirão para o Fedora 37.
Ainda não está claro quando eles estarão prontos para fazer a transição para esta nova UI do Anaconda por padrão para novas instalações do Fedora, mas a UI em si permanece muito em desenvolvimento ativo.