Notícias

12/01/2022 às 10:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Anaconda Installer da Red Hat e Fedora Linux terá interface do usuário baseada na web

Anaconda Installer da Red Hat e Fedora Linux terá interface do usuário baseada na web

Uma excelente notícia para quem usa ou pretende usar as distribuições Red Hat ou Fedora Linux: o Anaconda Installer dessas distribuições Linux terá uma interface do usuário baseada na web. O instalador Anaconda do Red Hat e Fedora serve para fazer novas instalações do sistema operacional. Essas alterações estão no estágio inicial. Segundo as primeiras informações, todo o código está sendo reescrito. Assim, a mudança na interface de usuário promete ser radical. Daqui em diante, o instalador Anaconda será baseado na web.


Até o presente momento, o instalador Anaconda tem usado como base o GTK. Isso ocorre há muito tempo. Porém, como parte importante do processo de modernização, eles agora pensam em reescrever a interface do usuário. Assim, essa interface do usuário passa a ter base em navegador da Web. Ela faz uso do projeto Cockpit da Red Hat. Haverá duas formas de execução dessa interface: um será localmente e outra remotamente. Assim, deve atender quem pretende fazer instalações a partir de um servidor de terceiros por meio de programas como o VNC.

Já faz algum tempo desde que criamos a UI atual baseada em GTK para o Anaconda : o instalador do SO para Fedora, RHEL, CentOS. Por muito tempo nós (equipe Anaconda) buscamos possibilidades para modernizar e melhorar a experiência do usuário. Neste post, gostaríamos de explicar em que estamos trabalhando e, acima de tudo, informá-lo sobre o que você pode esperar no futuro.

Anaconda Installer da Red Hat e Fedora Linux terá interface do usuário baseada na web

Por outro lado, o sistema de gestão baseado na web Cockpit da Red Hat já tem Anaconda DBus. Porém, eles estão trabalhando sobre esta nova UI do instalador o que deve torná-la muito mais consistente com o resto do sistema operacional.

Anaconda Installer da Red Hat e Fedora Linux terá interface do usuário baseada na web. O Anaconda da Red Hat existe há muito tempo, mas continua a melhorar. Então, agora está mudando para uma interface de usuário baseada na web.

A nova interface do usuário ainda está com o trabalho de desenvolvimento bem no início No entanto, não se espera que seja uma alteração muito radical neste momento. Assim, é preciso esperar até que tudo fique realmente pronto. Tudo graças ao esforço de modularidade que está acontecendo em torno do Anaconda.

Mais detalhes sobre esses novos recursos de interface do usuário para o Anaconda você fica sabendo acessando o Blog da Comunidade Fedora.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.