Os Threaded Building Blocks (TBB) da Intel existem há muitos anos. No entanto, houve a recente mudança para o guarda-chuva oneAPI como oneTBB. Este foi um esforço para melhorar a usabilidade e a simplicidade da API. Sendo assim, eles fizeram várias alterações em suas interfaces, além de ter removeu algumas interfaces comuns anteriormente.
Isso levou o Fedora Linux a rodar em uma versão TBB mais antiga nos últimos anos, enquanto para o Fedora 39 no final deste ano eles planejam modernizar seu pacote Threaded Building Blocks.
Nos últimos cinco lançamentos do Fedora Linux, eles mantiveram o envio do lançamento do Threaded Building Blocks 2020.3, agora com três anos, devido a uma quebra incompatível com versões anteriores após esse lançamento. Devido a uma série de pacotes de software que ainda dependem da antiga interface TBB, não há um caminho trivial para atualizar o pacote TBB no Fedora.
Fedora 39 deve atualizar Threaded Building Blocks da Intel
Uma proposta de alteração foi arquivada para que durante o ciclo do Fedora 39 eles possam trabalhar na atualização para o oneTBB 2021.8, mantendo um pacote de compatibilidade para o TBB 2020.3 para software ainda dependendo da versão anterior. O pacote de compatibilidade terá os cabeçalhos herdados instalados em um local diferente, portanto, o software que ainda não pode usar a API oneTBB moderna precisará ser atualizado para o local alterado dos cabeçalhos.
A instalação dos arquivos de desenvolvimento e suporte de tempo de execução para o antigo e o novo (um) TBB será possível no Fedora 39.Aqueles que executam o Fedora e estão interessados ??nos Threaded Building Blocks da Intel para auxiliar na programação paralela podem aprender mais sobre a alteração proposta para o Fedora 39 através da proposta de mudança.
Fedora 39 parece usar o DNF5 por padrão para melhor desempenho e experiência do usuário aprimorada
O Fedora 39 esperado para breve deve trazer uma substituição importante do DNF, libdnf e dnf-automatic pela nova ferramenta de empacotamento DNF5 e biblioteca de suporte libdnf5. Sendo assim, o DNF5 deve melhorar a experiência do usuário e oferecer melhor desempenho para lidar com gerenciamento de software no Fedora Linux. Em resumo, a versão 39 do Fedora Linux parece usar o DNF5 por padrão para melhor desempenho e experiência do usuário aprimorada.
A proposta de mudança ainda precisa ser aprovada pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo), mas dado o envolvimento da Red Hat com o DNF(5), isso provavelmente será aprovado e esperançosamente tudo finalizado a tempo de ser concluído durante o Ciclo Fedora 39.