in

Red Hat desenvolve o DNF 5 em substituição ao yum

Promessa é ter um melhor Gerenciador de Pacotes.

Red Hat desenvolve o DNF 5 em substituição ao yum

O sucessor do Yum DNF nas distribuições do Fedora e Red Hat Linux (entre outras distribuições que fazem parte do grupo do RPM) logo está embarcando em sua quinta maior atualização. A equipe da Red Hat, portanto, já desenvolve o DNF 5 em substituição ao yum e ao DNF atual. Na verdade, muito se especulou sobre o fim do YUM já no Fedora 31, que é a atual versão estável do sistema. Porém, isso acabou não acontecendo.

Os desenvolvedores da Red Hat estão começando a trabalhar no DNF 5 como a próxima versão principal desta solução de gerenciamento de pacotes RPM. O DNF 5 está sendo desenvolvido agora para permitir a quebra da API/ABI, principalmente ao  descartar o PackageKit. Então, em seu lugar, vai desenvolver um novo serviço DBus. Assim, deve fornecer uma interface para aplicativos de gerenciamento de pacotes baseados em GUI.

Red Hat desenvolve o DNF 5 em substituição ao yum

Red Hat desenvolve o DNF 5 em substituição ao yum

Com o DNF 5, grande parte do trabalho pesado também está sendo transferido da base de código Python do DNF para a biblioteca libdnf baseada em C ++. A API Python da Hawkey também está sendo substituída por uma API Python baseada em libdnf como parte desta versão planejada.

Para usuários finais, o aspecto importante é manter a compatibilidade no nível da linha de comando e na experiência do usuário. O DNF 5 é uma grande aposta da empresa. No entanto, eles esperam que, no início de 2021, o DNF 5 esteja pronto para substituir o DNF 4. A primeira versão do DNF 5 seria o Fedora 34 no começo de 2021, ou seja, daqui a mais ou menos um ano. Porém, um repositório Copr é esperado para o DNF 5 no Fedora 33 que será lançado no final deste ano.

Então, se quiser mais detalhes sobre o planejamento DNF 5 basta acessar este link com a lista de discussão Fedora sobre o assunto.

Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Google lança leitor de tela e ferramentas de tradução para celulares Android

Google lança leitor de tela e ferramentas de tradução para celulares Android

Facebook informará se você está prestes a compartilhar notícias desatualizadas

Twitter começa a testar os ‘fleets’ para que você possa compartilhar tweets que desaparecem em 24 horas