Hoje, o Fedora Linux 41 foi lançado oficialmente, com uma série de atualizações e novos recursos. Esta versão foi liberada antecipadamente graças ao trabalho árduo da equipe de Qualidade, que validou todos os builds de acordo com os critérios de lançamento. Um grande obrigado a todos os envolvidos no Fedora e aos projetos upstream que contribuíram para essa nova versão.
O Fedora 41 traz atualizações para milhares de pacotes, variando de pequenos patches a grandes novos recursos. Abaixo, destacamos alguns dos principais destaques da versão.
Atualize facilmente seu sistema
Se você já utiliza o Fedora, a atualização para a nova versão é simples e, na maioria dos casos, não envolve mais do que reiniciar o sistema, assim como faria para atualizações regulares. Consulte as orientações oficiais neste link.
Nova instalação
Se você é novo no Fedora ou deseja começar do zero, pode baixar as imagens de instalação das principais edições, como Workstation, Cloud, Server, CoreOS e IoT. Também estão disponíveis spins alternativos, como KDE Plasma, Xfce e o recém-lançado “Miracle”.
O que há de novo?
DNF 5
O Fedora 41 agora utiliza o DNF 5, uma nova versão da ferramenta de gerenciamento de pacotes. Mais rápido e compacto, ele exige menos pacotes de suporte, eliminando a necessidade do “microdnf” para sistemas de containers ou com pouca memória. O mesmo DNF pode ser utilizado em containers, servidores, desktops e dispositivos.
Atualizações de desktop
O Fedora Workstation 41 é baseado no GNOME 47 e introduz o terminal Ptyxis, que é mais leve, mas com recursos interessantes. Ainda assim, o GNOME Terminal continua disponível para quem precisar de mais flexibilidade.
No Fedora KDE Plasma Desktop, a versão mais recente do KDE 6.2 está inclusa, e uma nova spin do KDE Plasma Mobile foi adicionada.
Fedora Miracle
O Fedora Miracle é uma nova spin baseada no Mir e no Wayland. Ele oferece um gerenciamento de janelas com mosaico e animações suaves, trazendo uma nova experiência visual para os usuários.
Novo modo de imagem e o bootc
As variantes baseadas em imagem, como Atomic Desktops e CoreOS, agora utilizam a ferramenta “bootc”, sucessora do rpm-ostree. Esta ferramenta oferece maior flexibilidade, permitindo que os usuários personalizem sua versão do Fedora com padrões de containers. Os sistemas em modo de imagem também contam com o bootupd, facilitando a aplicação de atualizações de bootloader, como as de banco de dados do Secure Boot.
Suporte a Secure Boot para drivers Nvidia
Embora o Fedora não forneça software proprietário, agora está mais fácil instalar drivers Nvidia em sistemas com Secure Boot. O GNOME Software cria uma Machine Owner Key para que você possa ativar manualmente.
Suporte a câmeras MIPI e PipeWire no Firefox
Agora, há suporte integrado para câmeras Intel IPU6 em laptops mais novos, que utilizam a interface MIPI. O Fedora 41 também inclui o Firefox com PipeWire para vídeo, permitindo uma experiência aprimorada para usuários de câmeras.
Atualizações zero-day
Vários bugs críticos e atualizações de segurança estão disponíveis já no dia de lançamento. Certifique-se de aplicar essas atualizações assim que possível.
Precisa de ajuda?
Caso encontre algum problema, visite o fórum de suporte Ask Fedora. Para soluções ou discussões, junte-se à comunidade no Fedora Discussion.